Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10805 |
Resumo: | A dissertação incide no estudo exploratório das repercussões da transição de professores e educadoras de infância de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento, sobre as suas vivências de supervisão entre pares, averiguando o eventual contributo para o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas, numa perspetiva de supervisão colaborativa, procurando responder à questão: Que repercussões da sua transição de escolas isoladas para centros escolares são identificadas pelos professores e educadoras de infância de um agrupamento, no que concerne aos processos de supervisão colaborativa, de desenvolvimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas? São objetivos centrais perceber de que forma relacionam a transição com o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas curriculares e pedagógicas; quais as conceções e sentimentos que a supervisão evoca; e identificar mais-valias da supervisão colaborativa nesse mesmo desenvolvimento e melhoria. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de cariz, essencialmente, qualitativo, sob a forma de estudo de caso, o qual recolheu dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um agrupamento de escolas; complementadas por um inquérito por questionário e por entrevistas individuais a um grupo selecionado em função de critérios predefinidos. A respetiva análise de dados recolhidos evidenciou tendências de resposta associadas a mudanças nas práticas docentes e a perspetivas sobre supervisão. Grande parte dos inquiridos conota a supervisão apenas com avaliação, considerando, também, que esta não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes, apartando desse conceito as práticas interdocentes de colaboração. Reconhecem e valorizam a colaboração no centro escolar, no que concerne a articulação, partilha, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho, enquanto práticas potenciadas pelos centros escolares. O impacto destas interações no plano formativo foi enfatizado, pela proximidade com as realidades e necessidades educacionais dos alunos, equacionando-se a expressão “escolas aprendentes”. |
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Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicasSupervisão pedagógicaSupervisão colaborativaCentros escolaresPráticas pedagógicasDesenvolvimento profissionalEducational supervisionCollaborative supervisionSchool centersODS::04:Educação de QualidadeA dissertação incide no estudo exploratório das repercussões da transição de professores e educadoras de infância de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento, sobre as suas vivências de supervisão entre pares, averiguando o eventual contributo para o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas, numa perspetiva de supervisão colaborativa, procurando responder à questão: Que repercussões da sua transição de escolas isoladas para centros escolares são identificadas pelos professores e educadoras de infância de um agrupamento, no que concerne aos processos de supervisão colaborativa, de desenvolvimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas? São objetivos centrais perceber de que forma relacionam a transição com o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas curriculares e pedagógicas; quais as conceções e sentimentos que a supervisão evoca; e identificar mais-valias da supervisão colaborativa nesse mesmo desenvolvimento e melhoria. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de cariz, essencialmente, qualitativo, sob a forma de estudo de caso, o qual recolheu dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um agrupamento de escolas; complementadas por um inquérito por questionário e por entrevistas individuais a um grupo selecionado em função de critérios predefinidos. A respetiva análise de dados recolhidos evidenciou tendências de resposta associadas a mudanças nas práticas docentes e a perspetivas sobre supervisão. Grande parte dos inquiridos conota a supervisão apenas com avaliação, considerando, também, que esta não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes, apartando desse conceito as práticas interdocentes de colaboração. Reconhecem e valorizam a colaboração no centro escolar, no que concerne a articulação, partilha, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho, enquanto práticas potenciadas pelos centros escolares. O impacto destas interações no plano formativo foi enfatizado, pela proximidade com as realidades e necessidades educacionais dos alunos, equacionando-se a expressão “escolas aprendentes”.The dissertation focuses on the exploratory study about the repercussions in supervisory experiences among peers of teachers and early childhood educators transition from isolated schools to school centers, investigating it’s possible contribution to their professional development and pedagogical practices improvement, in a perspective of collaborative supervision seeking to answer the question: What repercussions of the transition from isolated schools to school centers are identified by teachers and early childhood educators, with regard to the processes of collaborative supervision, professional development and improvement of pedagogical practices? The central objectives are to understand how they relate the transition to their professional development and the improvement of curricular and pedagogical practices; which conceptions and feelings does supervision evoke; and identify if they value collaborative supervision in their professional development and pedagogical practices improvement. The methodology it was essentially qualitative, in the form of a case study, which collected data by conducting focus group interviews with 28 teachers of pre-school education and Basic Education 1st cycle that moved from isolated schools to school centers in a school’s administrative aggregation. The study included, also, in a complementary bases, a questionnaire survey and individual interviews with a selected group according to predefined criteria. The analysis of the collected data showed trends associated with changes in teaching practices and perspectives of supervision. A large part of the teachers connects supervision just with evaluation, considers that supervision does not fulfill the purpose of improving teaching practices, and detach it from the concept of collaborative inter-teacher practices. They recognize and validate, as practices enhanced by school centers, the school center’s collaboration, in terms of articulation, sharing, helping each other’s, dialogue and improvement on his teaching performance. The impact of these interactions in the formative plan was emphasized, due to the proximity to the realities and educational needs of the students, equating the expression “learning schools”.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Seabra, FilipaRepositório AbertoMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves2021-06-15T15:39:21Z2021-05-252021-06-152021-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10805TID:202733963porMiranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves - Centros escolares e supervisão colaborativa [Em linha]: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas. Lisboa: [s.n.], 2021. 406 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:36:59Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:21.292788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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