Desenvolvendo perceções e (re)concetualizando práticas sobre/em Educação para a Cidadania : O Contributo da supervisão pedagógica numa perspetiva colaborativa e organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1885 |
Resumo: | O presente estudo tem como escopo primordial a compreensão e o desenvolvimento/transformação dos sujeitos da investigação, designadamente, no que toca ao modo como concebem a educação cidadã, bem como as respetivas práticas em educação para a cidadania, procurando incorporar nessa evolução aquilo que a sua escola projeta e realiza ao nível da formação do cidadão. Ao fazê-lo, pretende, também indagar o potencial formador e emancipatório da supervisão pedagógica, numa ótica colaborativa e ecológico-organizacional. Tais propósitos traduzem a dupla filiação paradigmática, designadamente, nos programas qualitativo e sociocrítico, desta pesquisa que, em termos de design investigativo, reflete uma abordagem flexível da investigação-ação, uma vez que a espiral reflexiva que carateriza esta metodologia incidiu, não na ação propriamente dita, mas na tomada de decisão sobre e para a ação. Este, o procedimento em que se basearam as sessões formativo-colaborativas que consumaram o processo supervisivo previsto no âmbito do estudo, favorecendo a criação de uma atmosfera dialógica e democratizante, capaz de encorajar reflexão crítica e sistémica sobre as próprias conceções e práticas e sobre o projeto cidadão da sua escola, por parte dos professores participantes. No que concerne aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, privilegiaram-se as entrevistas focus group, acompanhadas da análise documental e da observação participante, assegurando-se, desta foram, a necessária triangulação metodológica. O tratamento, análise e interpretação da informação realizou-se, exclusivamente, por meio da análise de conteúdo. Este estudo acarretou uma evolução significativa dos professores participantes, no que se refere aos aspetos inicialmente assinalados, progresso que integrou a visão de educação cidadã da escola a que pertencem, pelo que se torna expetável o desenvolvimento da organização como um todo. Ao concretizar o projeto desenvolvimentista e transformista a que se propôs, esta pesquisa propiciou, também, a recriação dos preceitos basilares da teoria e a confirmação dos resultados da investigação sobre e em supervisão, por referência às perspetivas nela visadas, a colaborativa e a organizacional. |
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Desenvolvendo perceções e (re)concetualizando práticas sobre/em Educação para a Cidadania : O Contributo da supervisão pedagógica numa perspetiva colaborativa e organizacionalCidadaniaEducação para a cidadaniaDesenvolvimentoTransformaçãoEmancipaçãoSupervisãoPerspetiva colaborativa da supervisãoModelo organizacional da supervisãoCitizenshipCitizenship educationDevelopmentTransformationEmancipationSupervisionCollaborative supervisitionOrganizational supervisionO presente estudo tem como escopo primordial a compreensão e o desenvolvimento/transformação dos sujeitos da investigação, designadamente, no que toca ao modo como concebem a educação cidadã, bem como as respetivas práticas em educação para a cidadania, procurando incorporar nessa evolução aquilo que a sua escola projeta e realiza ao nível da formação do cidadão. Ao fazê-lo, pretende, também indagar o potencial formador e emancipatório da supervisão pedagógica, numa ótica colaborativa e ecológico-organizacional. Tais propósitos traduzem a dupla filiação paradigmática, designadamente, nos programas qualitativo e sociocrítico, desta pesquisa que, em termos de design investigativo, reflete uma abordagem flexível da investigação-ação, uma vez que a espiral reflexiva que carateriza esta metodologia incidiu, não na ação propriamente dita, mas na tomada de decisão sobre e para a ação. Este, o procedimento em que se basearam as sessões formativo-colaborativas que consumaram o processo supervisivo previsto no âmbito do estudo, favorecendo a criação de uma atmosfera dialógica e democratizante, capaz de encorajar reflexão crítica e sistémica sobre as próprias conceções e práticas e sobre o projeto cidadão da sua escola, por parte dos professores participantes. No que concerne aos instrumentos e técnicas de coleta de dados, privilegiaram-se as entrevistas focus group, acompanhadas da análise documental e da observação participante, assegurando-se, desta foram, a necessária triangulação metodológica. O tratamento, análise e interpretação da informação realizou-se, exclusivamente, por meio da análise de conteúdo. Este estudo acarretou uma evolução significativa dos professores participantes, no que se refere aos aspetos inicialmente assinalados, progresso que integrou a visão de educação cidadã da escola a que pertencem, pelo que se torna expetável o desenvolvimento da organização como um todo. Ao concretizar o projeto desenvolvimentista e transformista a que se propôs, esta pesquisa propiciou, também, a recriação dos preceitos basilares da teoria e a confirmação dos resultados da investigação sobre e em supervisão, por referência às perspetivas nela visadas, a colaborativa e a organizacional.The study aims at understanding and developing/transforming the research participants as far as their representations and practices of citizenship education are concerned, trying to integrate what the school plans and develops as regards citizenship education. By doing so, the study also aims at inquiring on the training and emancipatory potential of pedagogic supervision perceived as a collaborative, ecologic and organisational endeavour. The study’s overall objectives reflect a qualitative and sociocritical vision of research, thus following a flexible action-research approach as the reflective spiral focused mainly on decision making processes about and for action. This procedure was the basis for the collaborative training sessions and it enabled the promotion of a dialogic and democratic atmosphere, which encouraged the participants’ critical and systemic reflection on representations and practices as well as on the school’s citizenship project. In terms of research instruments and techniques, the study privileged the content analysis of focus groups interviews and participant observation as well various official documents so as to assure the necessary triangulation of information. The study points to the participants’ significant development as regards the focus previously identified since their development integrated the school’s vision of citizenship education, therefore making it expectable that the organization as a whole will also develop. By operationalising the research’s developmental and transformative intentions, the study also enabled the recreation of the main theoretical pillars and it confirmed research results on and in collaborative and organizational supervision.2017-07-07T11:22:29Z2017-06-05T00:00:00Z2017-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1885TID:201711753porCarvalho, Cristina Maria Peixoto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:00Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:18.586011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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