Análise da velocidade em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Manuel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29448
Resumo: Neste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade.
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