Aptidão atlética em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24126
Resumo: O desenvolvimento deste trabalho, assenta na crença de que a atividade física contribui não só para uma melhoria da qualidade de vida em geral, mas principalmente para a contribuição da formação ética, moral, mas principalmente desportiva dos nossos alunos. Neste estudo pretendemos verificar se existem diferenças na aptidão física entre jovens que praticam desporto extracurricular e jovens que não o fazem e complementarmente verificar se os alunos que passam mais tempo em atividades desportivas extracurriculares, apresentam melhores níveis de aptidão física. A amostra foi composta por 227 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté em Almada, sendo 118 (52%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 15. Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes aptidão muscular (força inferior), aptidão aeróbia (Vaivém), assim como a análise da composição corporal (índice de massa corporal). Globalmente os resultados revelaram que neste contexto em particular os alunos que praticam desporto extracurricular apresentam melhores níveis de aptidão física que os seus pares. Este estudo aponta para a importância da atividade física extracurricular como complemento da educação física escolar.
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