Análise da velocidade em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29448 |
Resumo: | Neste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade. |
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Análise da velocidade em contexto escolarVelocidadeAptidão físicaÍndice de massa corporalJovensDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade.Vieira, PauloRepositório ComumMorgado, Manuel2019-08-01T11:09:33Z2018-03-232018-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29448TID:202268969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.765793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste estudo pretendemos verificar se existe associação entre a velocidade, força inferior, agilidade e resistência, no contexto escolar do Colégio Marista de Carcavelos, analisando-se também complementarmente o efeito do género e do índice de Massa corporal, nesta relação. A amostra foi composta por 1038 alunos, repartidos pelos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário do Colégio Marista de Carcavelos, sendo 519 (50%) raparigas. As idades dos alunos oscilam entre os 9 e os 17, com uma média de 13,2 anos de idade. Método: Foi utilizada a bateria de testes de condição física, em que se incluem os testes de velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia, assim como o índice de massa corporal. Globalmente os resultados revelaram que, neste contexto em particular, há uma associação entre a velocidade, agilidade, força inferior e aptidão aeróbia. Este estudo aponta para a necessidade de dar importância ao treino da velocidade e de serem introduzidos no contexto escolar exercícios que contemplem o treino das diferentes capacidades físicas: força inferior, resistência e agilidade. |
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