Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22713 |
Resumo: | Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. |
id |
RCAP_6ad2c508fee506ae07b22523fb7f07a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de MatemáticaInovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de MatemáticaArtigosEste artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. This article analyses mathematics teachers’ perceptions of changes in their thought and practice while using an innovation, as a reference. This innovation, the curriculum materials Experiências Matemáticas, was designed with suggestions for the teaching of mathematics at the middle school level, in São Paulo, Brazil, emphasizing a constructivist perspective. The curriculum materials represented a challenging reference for the teachers and contributed to reflection on their thought and practice. Changes were gradual, in the sense that they added some strategies or methodologies to their practice. Although changes may not be comprehensive, they were important for teachers’ own professional development.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22713por2183-28380872-3915Polettini, Altair F. F.Sabaraense, Neide C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.081476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
title |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
spellingShingle |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática Polettini, Altair F. F. Artigos |
title_short |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
title_full |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
title_fullStr |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
title_sort |
Inovações, mudança e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática |
author |
Polettini, Altair F. F. |
author_facet |
Polettini, Altair F. F. Sabaraense, Neide C. |
author_role |
author |
author2 |
Sabaraense, Neide C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polettini, Altair F. F. Sabaraense, Neide C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo analisa as percepções de professores de Matemática sobre mudanças em seu pensamento e em sua prática durante a utilização de uma inovação como referência. Essa inovação, a série Experiências Matemáticas, foi elaborada com sugestões para o ensino de Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, em São Paulo, Brasil, enfatizando uma abordagem construtivista. Esse material representou uma referência desafiadora para os professores e contribuiu para a reflexão sobre seu pensamento e sua prática. Mudanças ocorreram de forma gradual, no sentido de que eles adicionaram algumas estratégias ou metodologias à sua prática. Embora as mudanças possam não ter sido abrangentes, elas foram importantes para o próprio desenvolvimento profissional dos professores. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22713 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477092667392 |