A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Andreia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12889
Resumo: Este trabalho pretende descrever e interpretar a Prática de Ensino Supervisionada no âmbito da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem. Nas últimas décadas temos vindo a vivenciar uma mudança radical no que respeita à preocupação das relações mantidas dentro da sala de aula e na forma como estas influenciam os comportamentos e as relações sociais presentes e futuras no quotidiano. Problemas de comportamento, muitas vezes denominados de indisciplina, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares, podem ser contornados através da relação professor-aluno. A relação professor-aluno suplanta os limites profissionais e escolares, pois é uma relação que provoca sentimentos, deixando marcas positivas na vida futura dos alunos. O ensino e a aprendizagem em sala de aula são marcados por um tipo de relação que envolve o professor e o aluno na mediação e apropriação do saber. É importante enfatizarmos a posição do professor nesta mesma relação, tratando-se de um mediador e não de um portador/transmissor de conteúdos. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, que ocorreu com uma turma do 3.º ano do Ensino Básico, foram realizadas diversas tarefas. No entanto, estas não foram desenvolvidas sob o tema da relação professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem. Contudo, e após algumas tarefas, o conceito tornou-se mais visível, passando a ser o objeto a abordar e possibilitando uma observação mais direcionada conforme eram registadas as tarefas e práticas. Desta forma surge o presente relatório final, tendo como objetivo compreender a importância das relações dentro da sala de aula entre a professora titular de turma e o grupo de alunos/aluno como ser individual e responder às questões “Como manter uma relação afetuosa com o grupo?”; “Como a relação de afetividade está associada à construção do conhecimento e da aprendizagem?” e “ Será esta relação uma forma de motivar os alunos?” Em suma, foi possível constatar que a relação professor-aluno deve apropriar-se da afetividade e da comunicação entre ambos, como base de construção do conhecimento.
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