Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45645
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.
id RCAP_df74815c3c94a39aec3942dc42459a4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em EstatísticaFormação de professoresEstatísticaConhecimento didáticoInvestigação baseada em designO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2021-01-04T16:35:17Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45645porRodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Investigação baseada em design: Uma experiência de formação de professores em Estatística. Educação Matemática Pesquisa, 22(3), 138-167.1983-3156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:01.024278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
title Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
spellingShingle Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
Rodrigues, Bruna
Formação de professores
Estatística
Conhecimento didático
Investigação baseada em design
title_short Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
title_full Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
title_fullStr Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
title_full_unstemmed Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
title_sort Investigação Baseada em Design: Uma experiência de formação de professores em Estatística
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estatística
Conhecimento didático
Investigação baseada em design
topic Formação de professores
Estatística
Conhecimento didático
Investigação baseada em design
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inserida em um ciclo de intervenção de uma Investigação Baseada em Design (IBD) sobre o desenvolvimento do conhecimento didático de professores de Matemática, nomeadamente no que diz respeito à Estatística. Tem por objetivo compreender de que forma a articulação de um conjunto de princípios de design no contexto de uma experiência de formação pode contribuir para promover o conhecimento didático dos participantes. A análise de dados tem por base os seguintes princípios de design: utilização de tarefas de natureza exploratória; uso de situações autênticas de sala de aula; e uso da tecnologia. Os resultados sugerem que os princípios de design assumidos na experiência de formação contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento dos professores no que se refere às potencialidades da abordagem exploratória da Estatística, de modo a expandir o seu conhecimento sobre as tarefas que possam subsidiar este ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-04T16:35:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45645
url http://hdl.handle.net/10451/45645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Investigação baseada em design: Uma experiência de formação de professores em Estatística. Educação Matemática Pesquisa, 22(3), 138-167.
1983-3156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134525734780928