Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25664 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente. |
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Como vencer na Indústria Farmacêutica tendo em conta a importância das ferramentas de marketing digital: Estudo de caso: Empresa “Infinit”Marketing DigitalMarketing FarmacêuticoDelegado de Informação MédicaMédicoE-detailingComunicação DigitalMix de Informação e ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente.This dissertation aims to evaluate the socioeconomic impact of Era Digital in the Pharmaceutical Industry (IF), taking into account the reality of digital marketing in a Portuguese pharmaceutical company, here referred to as "Infinit". Due to the diversity of promotional approaches to the medical profession, the unidirectional communication used over several years has given way to two-way communication since the end of the 1990s, due to the technological evolution of commercial and interactive relations between the Medical and Medical Information Delegate. E-detailing, as a new method of digital communication, has made this market more competitive, gradually emphasizing the repercussion of costs and risks underlying an introduction of information and communication mix in pharmaceutical marketing competitive strategies. Therefore, participant observation was used in the participation-observation aspect, because it is the researcher's workplace. Questionnaires were conducted to physicians and product managers of the "Infinit" Marketing Department in order to collect fundamental data for the construction of this project, supported in all relevant scientific research.Rosado, DavidRepositório ComumBrito, Maria Cristina Tavares de Almeida2019-01-14T19:01:21Z2018-11-262018-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25664TID:202139603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:11.400629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial tem como objetivo avaliar o impacto socioeconómico da Era Digital na Indústria Farmacêutica (IF), tendo em consideração a realidade do marketing digital numa empresa portuguesa de produtos farmacêuticos, designada doravante por “Infinit”. Pela diversidade de abordagens promocionais junto da classe médica, a comunicação unidirecional usada durante vários anos tem dado lugar à comunicação bidirecional desde os finais da década de 90, pela evolução tecnológica das relações comerciais e interativas entre Delegado de Informação Médica (Dim) e Médico. O e-detailing, como novo método de comunicação digital, veio tornar este mercado mais competitivo, destacando-se gradualmente a repercussão dos custos e riscos subjacentes a uma introdução de mix de informação e comunicação nas estratégias competitivas do marketing farmacêutico. Por conseguinte, foi usada observação participante na vertente participação-observação, por se tratar do local de trabalho da investigadora. Foram realizados inquéritos por questionários a médicos e gestores de produto do Departamento de Marketing da “Infinit” com o intuito de recolher dados fundamentais para a construção deste projeto, suportados em toda a fundamentação científica pertinente. |
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