Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Inês Filipa Tomás
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5513
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita.
id RCAP_6b165f81a684da8b29eb9a20c9673b6a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdasCOMUNICAÇÃOSURDEZLEITURAESCRITACRIANÇASDESENVOLVIMENTO INFANTILMESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIOCOMMUNICATIONDEAFNESSREADINGWRITINGCHILDRENCHILD DEVELOPMENTO presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita.This work has as main objective to know the opinion of teachers and carers of deaf children about how the process currently, the acquisition and development of reading and writing by these children. To carry out this study, we adopted a qualitative and descriptive methodology, and data collection was conducted through a questionnaire survey. Data were collected from a group of 12 teachers / kindergarten teachers and a group of 11 carers of deaf students from different parts of the country. Analysis of the results were taken some conclusions on: the importance of bilingual education and all aspects surrounding the development of reading and writing.2014-09-16T15:28:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5513TID:201255880porDuarte, Inês Filipa Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.710813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
title Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
spellingShingle Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
Duarte, Inês Filipa Tomás
COMUNICAÇÃO
SURDEZ
LEITURA
ESCRITA
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO
COMMUNICATION
DEAFNESS
READING
WRITING
CHILDREN
CHILD DEVELOPMENT
title_short Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
title_full Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
title_fullStr Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
title_full_unstemmed Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
title_sort Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
author Duarte, Inês Filipa Tomás
author_facet Duarte, Inês Filipa Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Inês Filipa Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICAÇÃO
SURDEZ
LEITURA
ESCRITA
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO
COMMUNICATION
DEAFNESS
READING
WRITING
CHILDREN
CHILD DEVELOPMENT
topic COMUNICAÇÃO
SURDEZ
LEITURA
ESCRITA
CRIANÇAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO
COMMUNICATION
DEAFNESS
READING
WRITING
CHILDREN
CHILD DEVELOPMENT
description O presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-09-16T15:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5513
TID:201255880
url http://hdl.handle.net/10437/5513
identifier_str_mv TID:201255880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240205385728