Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5513 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita. |
id |
RCAP_6b165f81a684da8b29eb9a20c9673b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdasCOMUNICAÇÃOSURDEZLEITURAESCRITACRIANÇASDESENVOLVIMENTO INFANTILMESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIOCOMMUNICATIONDEAFNESSREADINGWRITINGCHILDRENCHILD DEVELOPMENTO presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita.This work has as main objective to know the opinion of teachers and carers of deaf children about how the process currently, the acquisition and development of reading and writing by these children. To carry out this study, we adopted a qualitative and descriptive methodology, and data collection was conducted through a questionnaire survey. Data were collected from a group of 12 teachers / kindergarten teachers and a group of 11 carers of deaf students from different parts of the country. Analysis of the results were taken some conclusions on: the importance of bilingual education and all aspects surrounding the development of reading and writing.2014-09-16T15:28:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5513TID:201255880porDuarte, Inês Filipa Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.710813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
title |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
spellingShingle |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas Duarte, Inês Filipa Tomás COMUNICAÇÃO SURDEZ LEITURA ESCRITA CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO INFANTIL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO COMMUNICATION DEAFNESS READING WRITING CHILDREN CHILD DEVELOPMENT |
title_short |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
title_full |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
title_fullStr |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
title_full_unstemmed |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
title_sort |
Aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças surdas |
author |
Duarte, Inês Filipa Tomás |
author_facet |
Duarte, Inês Filipa Tomás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Inês Filipa Tomás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO SURDEZ LEITURA ESCRITA CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO INFANTIL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO COMMUNICATION DEAFNESS READING WRITING CHILDREN CHILD DEVELOPMENT |
topic |
COMUNICAÇÃO SURDEZ LEITURA ESCRITA CRIANÇAS DESENVOLVIMENTO INFANTIL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS DE APOIO COMMUNICATION DEAFNESS READING WRITING CHILDREN CHILD DEVELOPMENT |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo saber a opinião dos professores e dos encarregados de educação da criança surda sobre como se processa, atualmente, a aquisição e desenvolvimento da Leitura e Escrita por parte destas crianças. Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermédio de um inquérito por questionário. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de 12 professores/educadores de infância e de um grupo de 11 encarregados de educação de alunos surdos, de diferentes zonas do país. Da análise dos resultados foram retiradas algumas conclusões sobre: a importância de uma educação bilingue e todos os aspectos envolvente no desenvolvimento da leitura e escrita. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-09-16T15:28:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5513 TID:201255880 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5513 |
identifier_str_mv |
TID:201255880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240205385728 |