Supõe que a verdade fosse uma mulher E porque não?: Entrando de lado, ou o gendering e o blackening de histórias coloniais, anti- e pós-coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna Kala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852019000200006 |
Resumo: | A partir de Entre de lado, Measuring blackness and a guide to many other industries e Supõe que a verdade fosse uma mulher E porque não?, examino de que forma a obra de Eurídice Kala (Maputo, 1987) questiona hegemonias eurocêntricas e masculinistas. Argumento no sentido de se reconhecer a relevância da sua prática para a desconstrução de versões branqueadoras da história - incluindo o masculinismo de muitas narrativas anti-coloniais - e para a afirmação de um feminismo interseccional. A esta reflexão subjaz o reconhecimento da importância do diálogo entre práticas artísticas e historiográficas, com impacto ao nível duma descolonização epistémica. |
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E porque não?: Entrando de lado, ou o gendering e o blackening de histórias coloniais, anti- e pós-coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna KalaEurídice Kala aka Zaituna Kalao arquivo colonial, antie pós-colonial na arte contemporâneafotografia, vídeo, performance e instalaçãofeminismo interseccionaldescolonização epistémicaA partir de Entre de lado, Measuring blackness and a guide to many other industries e Supõe que a verdade fosse uma mulher
E porque não?, examino de que forma a obra de Eurídice Kala (Maputo, 1987) questiona hegemonias eurocêntricas e masculinistas. Argumento no sentido de se reconhecer a relevância da sua prática para a desconstrução de versões branqueadoras da história - incluindo o masculinismo de muitas narrativas anti-coloniais - e para a afirmação de um feminismo interseccional. A esta reflexão subjaz o reconhecimento da importância do diálogo entre práticas artísticas e historiográficas, com impacto ao nível duma descolonização epistémica.Equipa de Investigação Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Socias, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal.2019-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852019000200006Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher n.Extra 2019reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852019000200006Oliveira,Ana Balona deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:15:02Zoai:scielo:S0874-68852019000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:38.212846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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