Avaliação do desempenho de professores e o papel da supervisão : um estudo exploratório com professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Joaquim dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1363
Resumo: Vivem-se momentos de agitação social onde, a produtividade, o desenvolvimento económico e o desenvolvimento profissional dos recursos humanos começam a reflectir-se na eficiência de toda a Administração Pública. O desempenho profissional de todos os seus colaboradores tem sido sujeito a ampla discussão ao mais alto nível das instituições públicas. É crescente a vontade de se estabelecerem critérios e metas a alcançar pelo desempenho profissional dos funcionários públicos, premiando-os pelo mérito e pela excelência das suas funções. Encarada, pela tutela, como portadora de especificidade, a Avaliação do Desempenho dos Docentes em Portugal sofreu recentemente, também, alterações que obrigaram a regulamentação própria. De um sistema de avaliação que se consubstanciava na concepção e apresentação de um Relatório Crítico, centrado apenas na auto-avaliação do professor, permitindo-lhe uma via administrativa de progressão na carreira, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, no intuito de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, o estudo levado a cabo, de carácter exploratório, teve como objectivo central conhecer, por parte dos professores do 1º ciclo, as suas concepções acerca da Avaliação do Desempenho e em que medida a figura do supervisor poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. O estudo empírico decorreu na Zona Pedagógica de Viseu e envolveu uma amostra de professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Dos resultados obtidos podemos salientar que os professores consideram importante a adopção de um sistema de Avaliação do Desempenho mas, de um modo geral, olham para a mesma como um meio de progressão na carreira e de aumento do seu salário. Consideram, também, que o anterior sistema de Avaliação não permitia uma avaliação efectiva do seu desempenho. No que concerne ao novo sistema de Avaliação, e apesar do fraco grau de conhecimento que os professores dizem ter acerca do Normativo que o regulamenta, estes vêm no novo sistema um meio de selecção, formulação de juízos e de prestação de contas. Consideram o Professor e o Supervisor como os elementos mais importantes no novo sistema de avaliação, vendo no Supervisor a figura de orientador, formador e facilitador, atribuindo importância à sua presença mas principalmente, no decorrer do Período Probatório. A natureza exploratória deste estudo, os indicadores encontrados e a pertinência da temática, faz-nos sugerir outras investigações que se debrucem por exemplo, sobre o impacto da introdução do novo sistema de avaliação nas escolas do 1º ciclo. ABSTRACT: We live moments of social restlessness were productivity, economic development and Professional development of human resources start to have reflection in all Public Administration. The professional performance of all their collaborators has been a focal point of a huge discussion at a high level of public institutions. It is increasing the wish of creating criterions and aims to be reached by the performance of the civil employees, rewarding them by their excellence in their functions. Faced, by the Ministry of Education, as a bearer of particularities, the performance evaluation of teachers in Portugal also suffered some changes that imposed their own regulations. From an evaluation system that concentrated it self in the conception and presentation of a critic report, that it was not more than an auto evaluation of the teacher and that would permit him an administrative way to grow in his/her career, we passed to a more complexed model, were the number of sources and instruments of evaluation raised with the claim of guarantee himself, over promotion and grow in career, professional development of the teacher and the important students schools results. In this context, this study with a exploratory character had as it central objective to identify, by part of the primary teachers their conceptions related with performance evaluation and in which way the supervisor could contribute to its development. It was developed in Quadro de Zona Pedagógica de Viseu to a sample of teachers of the school group of Viseu. From the results obtained we can emphasizes that teachers consider important the adoption of a system of performance evaluation, but, in a general way, they look to it as a mean of progression in their career and in the increase of their salary. They also consider, that the previous system of evaluation did not allow an effective evaluation of their performance. Regarding to the new system of evaluation and despite the low degree of knowledge that the teachers say they have about the regulatory that regulates it, teachers see in the new system a mean of selection, formulation of judgements and accountability. They consider the teacher and the supervisor as the most important elements in the new system of evaluation, seeing supervisor in the figure of guiding, trainer and facilitator, giving some importance to his presence, but only during the probationary period. The exploratory type of this study, the results found and the relevance of the research topic make us suggest the need to pursue with research in the field. For example to study the impact of the implementation of the new evaluation system in primary schools.
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De um sistema de avaliação que se consubstanciava na concepção e apresentação de um Relatório Crítico, centrado apenas na auto-avaliação do professor, permitindo-lhe uma via administrativa de progressão na carreira, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, no intuito de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, o estudo levado a cabo, de carácter exploratório, teve como objectivo central conhecer, por parte dos professores do 1º ciclo, as suas concepções acerca da Avaliação do Desempenho e em que medida a figura do supervisor poderá contribuir para o desenvolvimento da mesma. O estudo empírico decorreu na Zona Pedagógica de Viseu e envolveu uma amostra de professores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Dos resultados obtidos podemos salientar que os professores consideram importante a adopção de um sistema de Avaliação do Desempenho mas, de um modo geral, olham para a mesma como um meio de progressão na carreira e de aumento do seu salário. Consideram, também, que o anterior sistema de Avaliação não permitia uma avaliação efectiva do seu desempenho. No que concerne ao novo sistema de Avaliação, e apesar do fraco grau de conhecimento que os professores dizem ter acerca do Normativo que o regulamenta, estes vêm no novo sistema um meio de selecção, formulação de juízos e de prestação de contas. Consideram o Professor e o Supervisor como os elementos mais importantes no novo sistema de avaliação, vendo no Supervisor a figura de orientador, formador e facilitador, atribuindo importância à sua presença mas principalmente, no decorrer do Período Probatório. A natureza exploratória deste estudo, os indicadores encontrados e a pertinência da temática, faz-nos sugerir outras investigações que se debrucem por exemplo, sobre o impacto da introdução do novo sistema de avaliação nas escolas do 1º ciclo. ABSTRACT: We live moments of social restlessness were productivity, economic development and Professional development of human resources start to have reflection in all Public Administration. The professional performance of all their collaborators has been a focal point of a huge discussion at a high level of public institutions. It is increasing the wish of creating criterions and aims to be reached by the performance of the civil employees, rewarding them by their excellence in their functions. Faced, by the Ministry of Education, as a bearer of particularities, the performance evaluation of teachers in Portugal also suffered some changes that imposed their own regulations. 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From the results obtained we can emphasizes that teachers consider important the adoption of a system of performance evaluation, but, in a general way, they look to it as a mean of progression in their career and in the increase of their salary. They also consider, that the previous system of evaluation did not allow an effective evaluation of their performance. Regarding to the new system of evaluation and despite the low degree of knowledge that the teachers say they have about the regulatory that regulates it, teachers see in the new system a mean of selection, formulation of judgements and accountability. They consider the teacher and the supervisor as the most important elements in the new system of evaluation, seeing supervisor in the figure of guiding, trainer and facilitator, giving some importance to his presence, but only during the probationary period. The exploratory type of this study, the results found and the relevance of the research topic make us suggest the need to pursue with research in the field. For example to study the impact of the implementation of the new evaluation system in primary schools.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:07Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1363porMessias, Joaquim dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:08Zoai:ria.ua.pt:10773/1363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.387178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Dos resultados obtidos podemos salientar que os professores consideram importante a adopção de um sistema de Avaliação do Desempenho mas, de um modo geral, olham para a mesma como um meio de progressão na carreira e de aumento do seu salário. Consideram, também, que o anterior sistema de Avaliação não permitia uma avaliação efectiva do seu desempenho. No que concerne ao novo sistema de Avaliação, e apesar do fraco grau de conhecimento que os professores dizem ter acerca do Normativo que o regulamenta, estes vêm no novo sistema um meio de selecção, formulação de juízos e de prestação de contas. Consideram o Professor e o Supervisor como os elementos mais importantes no novo sistema de avaliação, vendo no Supervisor a figura de orientador, formador e facilitador, atribuindo importância à sua presença mas principalmente, no decorrer do Período Probatório. A natureza exploratória deste estudo, os indicadores encontrados e a pertinência da temática, faz-nos sugerir outras investigações que se debrucem por exemplo, sobre o impacto da introdução do novo sistema de avaliação nas escolas do 1º ciclo. ABSTRACT: We live moments of social restlessness were productivity, economic development and Professional development of human resources start to have reflection in all Public Administration. The professional performance of all their collaborators has been a focal point of a huge discussion at a high level of public institutions. It is increasing the wish of creating criterions and aims to be reached by the performance of the civil employees, rewarding them by their excellence in their functions. Faced, by the Ministry of Education, as a bearer of particularities, the performance evaluation of teachers in Portugal also suffered some changes that imposed their own regulations. 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From the results obtained we can emphasizes that teachers consider important the adoption of a system of performance evaluation, but, in a general way, they look to it as a mean of progression in their career and in the increase of their salary. They also consider, that the previous system of evaluation did not allow an effective evaluation of their performance. Regarding to the new system of evaluation and despite the low degree of knowledge that the teachers say they have about the regulatory that regulates it, teachers see in the new system a mean of selection, formulation of judgements and accountability. They consider the teacher and the supervisor as the most important elements in the new system of evaluation, seeing supervisor in the figure of guiding, trainer and facilitator, giving some importance to his presence, but only during the probationary period. 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