A supervisão na formação e o desenvolvimento profissional : perspectivas de formadores no âmbito do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1452 |
Resumo: | O presente estudo insere-se no quadro da formação de professores, em particular da formação contínua, incidindo na componente de supervisão do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste quadro, o estudo teve como propósitos conhecer e compreender a visão de professores formadores acerca das suas práticas supervisivas e do seu impacto no desenvolvimento profissional dos implicados no processo supervisivo (formadores/supervisores e formandos/supervisandos). Adoptou-se uma abordagem qualitativa, concretizada através da realização de estudos de caso de dois formadores do PFCM afectos a equipas de formação de diferentes instituições de ensino superior. Na recolha de dados recorreu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos, relativamente à visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão no âmbito do PFCM, levam a afirmar que as mesmas integram elementos de diferentes cenários supervisivos, em particular dos cenários Clínico, Reflexivo, Pessoalista e Ecológico. Com efeito, na visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão sobressaem aspectos tais como: respeito pelo formando enquanto profissional e enquanto pessoa e pelos seus contextos de trabalho; cooperação, interajuda e apoio no desenvolvimento e implementação de experiências de desenvolvimento curricular em matemática; e reflexão sobre as tarefas a serem propostas aos alunos e sobre o ocorrido em sala de aula. No que respeita à visão dos formadores/supervisores acerca do impacto das suas práticas de supervisão no seu próprio desenvolvimento profissional e no desenvolvimento profissional dos formandos, os resultados obtidos suportam a conclusão de que na percepção dos participantes no estudo houve impacto. Assim, do estudo decorre como implicação para a formação contínua a relevância da existência de uma oferta formativa que abarque programas de formação que contemplem uma componente de supervisão, capaz de sustentar uma cultura de trabalho colaborativo entre todos os implicados. A nível de operacionalização de tal componente de supervisão relevam-se elementos de cenários supervisivos como o Clínico e o Reflexivo, enfatizando a reflexão nas diferentes fases do ciclo supervisivo num clima de apoio e interajuda ABSTRACT: The framework of this study is the teacher education, in particular the in-service education, focusing on the supervising component of the “Programa de Formação Contínua em Matemática” (PFCM) for teachers of the 1st cycle of basic education. In this context, the study aimed to know and understand the vision of supervisions about their supervising practices and their impact on the professional development of those involved in the supervisory process (supervisions/supervisors and supervisees/supervisors). It was adopted a qualitative approach, achieved through case studies of two supervisions assigned to the PFCM education teams from different institutions of higher education. Semi-structured interviews were used to collect data. To the supervisions point of view about their supervisory practices within PFCM, the obtained results show that their practices incorporate elements from different supervising scenarios, in particular Clinical, Reflexive, Personal, and Ecological ones. Indeed, in the view of supervisions/supervisors about their supervisory practices, some aspects stand out, such as respect for the supervisees as a professional and as a person and for their work contexts; cooperation, mutual help and support for curriculum development and implementation in math; and reflection about the tasks to be offered to students and about what happened in the classroom. In what concerns to the view of supervisions/supervisors about the impact of their supervisory practices in their own professional development and the professional development of supervisees, the results support the conclusion that there was impact, from the participants’ point of view. Thus, as an implication of this study to in-service education stands the relevance of in-service programs that include a supervising component, capable of sustaining a culture of collaborative work among all those involved. To the operalization level of such supervising component, some elements show up, such as Clinical and Reflexive, emphasizing the reflection in the different stages of the supervising cycle in a climate of support and mutual help. |
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A supervisão na formação e o desenvolvimento profissional : perspectivas de formadores no âmbito do programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básicoSupervisãoFormação de professoresDesenvolvimento profissionalProfessores do básico 1º cicloO presente estudo insere-se no quadro da formação de professores, em particular da formação contínua, incidindo na componente de supervisão do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste quadro, o estudo teve como propósitos conhecer e compreender a visão de professores formadores acerca das suas práticas supervisivas e do seu impacto no desenvolvimento profissional dos implicados no processo supervisivo (formadores/supervisores e formandos/supervisandos). Adoptou-se uma abordagem qualitativa, concretizada através da realização de estudos de caso de dois formadores do PFCM afectos a equipas de formação de diferentes instituições de ensino superior. Na recolha de dados recorreu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos, relativamente à visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão no âmbito do PFCM, levam a afirmar que as mesmas integram elementos de diferentes cenários supervisivos, em particular dos cenários Clínico, Reflexivo, Pessoalista e Ecológico. Com efeito, na visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão sobressaem aspectos tais como: respeito pelo formando enquanto profissional e enquanto pessoa e pelos seus contextos de trabalho; cooperação, interajuda e apoio no desenvolvimento e implementação de experiências de desenvolvimento curricular em matemática; e reflexão sobre as tarefas a serem propostas aos alunos e sobre o ocorrido em sala de aula. No que respeita à visão dos formadores/supervisores acerca do impacto das suas práticas de supervisão no seu próprio desenvolvimento profissional e no desenvolvimento profissional dos formandos, os resultados obtidos suportam a conclusão de que na percepção dos participantes no estudo houve impacto. Assim, do estudo decorre como implicação para a formação contínua a relevância da existência de uma oferta formativa que abarque programas de formação que contemplem uma componente de supervisão, capaz de sustentar uma cultura de trabalho colaborativo entre todos os implicados. A nível de operacionalização de tal componente de supervisão relevam-se elementos de cenários supervisivos como o Clínico e o Reflexivo, enfatizando a reflexão nas diferentes fases do ciclo supervisivo num clima de apoio e interajuda ABSTRACT: The framework of this study is the teacher education, in particular the in-service education, focusing on the supervising component of the “Programa de Formação Contínua em Matemática” (PFCM) for teachers of the 1st cycle of basic education. In this context, the study aimed to know and understand the vision of supervisions about their supervising practices and their impact on the professional development of those involved in the supervisory process (supervisions/supervisors and supervisees/supervisors). It was adopted a qualitative approach, achieved through case studies of two supervisions assigned to the PFCM education teams from different institutions of higher education. Semi-structured interviews were used to collect data. 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Thus, as an implication of this study to in-service education stands the relevance of in-service programs that include a supervising component, capable of sustaining a culture of collaborative work among all those involved. To the operalization level of such supervising component, some elements show up, such as Clinical and Reflexive, emphasizing the reflection in the different stages of the supervising cycle in a climate of support and mutual help.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:52Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1452porDias, Aurora Maria Amaral Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:20Zoai:ria.ua.pt:10773/1452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:07.339569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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