Sentimento da dor na poesia de Camilo Pessanha e a sua relação com a poesia sínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenlei, Hu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/121504
Resumo: A presente pesquisa é dedicada à poesia de um dos maiores poetas do Fim-de-Século português Camilo Pessanha, tendo em vista o seu interesse em abordar os temas e símbolos relacionados à Dor, na tentativa de mostrar que a poética de Pessanha em muito supera a imagem emblemática do Simbolismo e Decadentismo que perpassam os finais do séc. XIX. Ao propor uma obra que em muitos aspectos se aproxima da escrita simbolista, Pessanha preserva, todavia, a sua identidade e originalidade próprias, como também a sua vontade de demonstrar, em vários aspectos, o seu gosto pela Poesia Clássica Chinesa, transparecido nos poemas e prosas. Para tanto, por um lado, atenta-se aos traços biográficos do poeta, muito pouco consentâneos com a sua hiper-sensibilidade e saúde frágil, a ver como estes, indelevelmente, continuaram a burilar uma Dor angustiosa na mundividência do poeta e, por consequência, na poesia de Pessanha; por outro lado, busca-se identificar os princípios formais e o uso de sintaxe, para além de temas e símbolos, que em conjunto são significativos para a produção do valor intrínseco da poética de Pessanha, para verificar como neles se encontram especificidades, semelhanças e divergências com os poemas chineses, cuja linguagem, ao lado da filosofia e estética, o nosso poeta tanto admirava. A partir do diálogo entre a poética de Camilo Pessanha e a Poesia Clássica Chinesa, tenta-se, pois, cotejar modos e níveis de intertextualidade entre os poemas selecionados de Clepsydra e a sensibilidade poética de Li Bai (710-762), Meng Hao Ran (689-741) e Li Shang Yin (813-858), poetas da Dinastia Tang (618-907 d.C.). Propõe-se ainda, quando oportuno, contribuir com uma tradução pessoal, o que igualmente concorrerá para divulgar e enriquecer o espólio da Poesia Chinesa em português.
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