Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vasco dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10812
Resumo: No contexto da sociedade de informação e conhecimento, adquirem relevo os processos de aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências, numa crescente necessidade de aquisição constante de saberes. Desde a educação em meio escolar aos restantes processos de aprendizagem, importa perceber de que forma a estrutura de classes atua sobre a distribuição de recursos desta natureza e de que forma estas questões se repercutem no plano nacional. Desenvolvendo-se o conhecimento científico e tecnológico diariamente e com a tendência para a maior valorização de competências no mercado de trabalho, as dinâmicas de acesso ao conhecimento também poderão sofrer uma evolução. Através de métodos quantitativos, procura-se desenhar uma radiografia dos processos de aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores portugueses e a sua relação com as classes sociais, cuja presença se mantem na sociedade portuguesa. Interessa perceber o seu relevo.
id RCAP_6b649834a62bf6f5cf064334205ba3df
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portuguesesClasses sociaisAprendizagem ao longo da vidaEducaçãoConhecimentoSocial classesLifelong learningEducationKnowledgeNo contexto da sociedade de informação e conhecimento, adquirem relevo os processos de aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências, numa crescente necessidade de aquisição constante de saberes. Desde a educação em meio escolar aos restantes processos de aprendizagem, importa perceber de que forma a estrutura de classes atua sobre a distribuição de recursos desta natureza e de que forma estas questões se repercutem no plano nacional. Desenvolvendo-se o conhecimento científico e tecnológico diariamente e com a tendência para a maior valorização de competências no mercado de trabalho, as dinâmicas de acesso ao conhecimento também poderão sofrer uma evolução. Através de métodos quantitativos, procura-se desenhar uma radiografia dos processos de aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores portugueses e a sua relação com as classes sociais, cuja presença se mantem na sociedade portuguesa. Interessa perceber o seu relevo.In a context of knowledge and information society, the learning processes through life and the usage of competencies come into play, with the growing necessity of permanently acquiring knowledge. From education through school to the rest of knowledge processes, comes the need to understand in what way this questions envelop in a national level. Developing scientific and technologic knowledge daily and with the tendency for a bigger valorization of competencies in the labor market, the access dynamics to knowledge may as well suffer an evolution. Through quantitative methods, comes the need to establish a mapping of portuguese workers’ learning processes through life and its relationship with social classes, which remains its presence in the portuguese society. There comes the need to understand its role2016-02-01T16:48:11Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10812TID:201078724porMarques, Vasco dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:41.588770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
title Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
spellingShingle Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
Marques, Vasco dos Santos
Classes sociais
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Conhecimento
Social classes
Lifelong learning
Education
Knowledge
title_short Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
title_full Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
title_fullStr Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
title_full_unstemmed Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
title_sort Processos de aprendizagem ao longo da vida e classes socias perfis de aprendizagem dos trabalhadores portugueses
author Marques, Vasco dos Santos
author_facet Marques, Vasco dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vasco dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Classes sociais
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Conhecimento
Social classes
Lifelong learning
Education
Knowledge
topic Classes sociais
Aprendizagem ao longo da vida
Educação
Conhecimento
Social classes
Lifelong learning
Education
Knowledge
description No contexto da sociedade de informação e conhecimento, adquirem relevo os processos de aprendizagem ao longo da vida e aquisição de competências, numa crescente necessidade de aquisição constante de saberes. Desde a educação em meio escolar aos restantes processos de aprendizagem, importa perceber de que forma a estrutura de classes atua sobre a distribuição de recursos desta natureza e de que forma estas questões se repercutem no plano nacional. Desenvolvendo-se o conhecimento científico e tecnológico diariamente e com a tendência para a maior valorização de competências no mercado de trabalho, as dinâmicas de acesso ao conhecimento também poderão sofrer uma evolução. Através de métodos quantitativos, procura-se desenhar uma radiografia dos processos de aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores portugueses e a sua relação com as classes sociais, cuja presença se mantem na sociedade portuguesa. Interessa perceber o seu relevo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-02-01T16:48:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10812
TID:201078724
url http://hdl.handle.net/10071/10812
identifier_str_mv TID:201078724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134809547603968