Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465 |
Resumo: | O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy |
id |
RCAP_6b659f265a966acdec7207bd336c0c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1465 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infânciaDiferenciação pedagógicaO presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy2014-07-12T09:27:30Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1465TID:201482053porPinho, Ana Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.759986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
title |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
spellingShingle |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância Pinho, Ana Sofia Diferenciação pedagógica |
title_short |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
title_full |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
title_fullStr |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
title_full_unstemmed |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
title_sort |
Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância |
author |
Pinho, Ana Sofia |
author_facet |
Pinho, Ana Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Ana Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferenciação pedagógica |
topic |
Diferenciação pedagógica |
description |
O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-12T09:27:30Z 2014-06-01T00:00:00Z 2014-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465 TID:201482053 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465 |
identifier_str_mv |
TID:201482053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623072989184 |