Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Luís Filipe Lemos das
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40582
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
id RCAP_6b75760477694b0d3f9a08eea12c3398
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutor inteligente no apoio ao ensino à distânciaEducaçãoEnsino a distânciaMoodleSistemas de resposta a perguntasTutoria VirtualUniversidade AbertaTrabalhos de projecto de mestrado - 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019O ensino a distância cria oportunidades de estudo para pessoas que estão impossibilitadas de acompanhar um curso baseado em ensino presencial. As plataformas de elearning permitem o funcionamento completo destes cursos, desde a apresentação das matérias até à avaliação do aluno. Porém, esta abordagem cria alguns problemas como a falta de contacto pessoal entre alunos e professor, o que com frequência causa no aluno uma sensação de falta de acompanhamento que o pode desmotivar e levar a desistir de uma disciplina ou até mesmo do curso. Esta tese foi desenvolvida no contexto do projeto ”Tutoria Virtual”cujo principal objetivo foi incorporar um tutor virtual na plataforma Moodle da Universidade Aberta, e dá continuidade a duas teses realizadas no ano letivo anterior. A partir da solução já implementada, procedeu-se ao desenvolvimento de um sistema de resposta a perguntas baseado numa ontologia, uma funcionalidade que enriquece o comportamento do tutor virtual. Adicionalmente, realizou-se um questionário com utilizadores em que se compararam os modelos 3D usados com modelos 2D mais simples, tipo cartoon. O objetivo deste questionário foi perceber se, tendencialmente, os utilizadores valorizam o realismo do modelo do avatar neste tipo de contexto educativo.Distance learning creates study opportunities for people who are unable to follow a course based on face-to-face teaching. The e-learning platforms allow the complete functioning of these courses, from the presentation of the subjects to the student’s evaluation. However, this approach creates problems such as a lack of personal contact between students and teacher, which often causes the student to feel a lack of help from the teacher that may demotivate him or her and may drop out of a subject or even the course. This thesis was developed in the context of the ” Tutoria Virtual ” project whose main objective was to incorporate a virtual tutor in the Universidade Aberta Moodle platform, and it continues two theses made in the previous school year. From the solution already implemented, an ontology based question answering system was developed, a feature that enriches the behaviour of the virtual tutor. In addition, a user questionnaire was conducted comparing the 3D models, used in the application, with the simpler 2D cartoon type models. The purpose of this questionnaire was to understand if users tend to value the avatar model realism in this kind of educational context.Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-Silva, João Carlos Balsa da, 1965-Repositório da Universidade de LisboaNeves, Luís Filipe Lemos das2019-12-16T15:47:01Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40582TID:202387925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:14.398124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
title Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
spellingShingle Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
Neves, Luís Filipe Lemos das
Educação
Ensino a distância
Moodle
Sistemas de resposta a perguntas
Tutoria Virtual
Universidade Aberta
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
title_short Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
title_full Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
title_fullStr Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
title_full_unstemmed Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
title_sort Tutor inteligente no apoio ao ensino à distância
author Neves, Luís Filipe Lemos das
author_facet Neves, Luís Filipe Lemos das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Silva, João Carlos Balsa da, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Luís Filipe Lemos das
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distância
Moodle
Sistemas de resposta a perguntas
Tutoria Virtual
Universidade Aberta
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
topic Educação
Ensino a distância
Moodle
Sistemas de resposta a perguntas
Tutoria Virtual
Universidade Aberta
Trabalhos de projecto de mestrado - 2019
Departamento de Informática
description Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T15:47:01Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40582
TID:202387925
url http://hdl.handle.net/10451/40582
identifier_str_mv TID:202387925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134481564565504