Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Ramos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5465
Resumo: O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia d’Artes de Cinfães no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Na primeira parte foi realizada uma caracterização da escola e dos alunos e apresentadas algumas das planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e suas implicações para a minha prática profissional. Tendo como base os inúmeros estudos desenvolvidos que demonstram a importância da motivação para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos alunos, na segunda parte do relatório é apresentado o estudo de investigação intitulado Motivação na Aprendizagem do Violino, que procura investigar, através da opinião de alunos, professores e pais/encarregados de educação, se a motivação assume um papel importante na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente o violino. Quem são os principais responsáveis pela ativação da motivação? O aluno? Os professores? Os pais? Todos? Os dados recolhidos neste relatório final mostram que só uma boa relação entre estes três agentes educativos (alunos, professores e pais), nomeadamente o acompanhamento/supervisão e a orientação apoiante e estimulante dos diferentes intervenientes, potencia a motivação e a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos inquéritos aos intervenientes permitem evidenciar que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do Violino, traduzindo-se num melhor desempenho, maior interesse e dedicação e, consequentemente, numa aprendizagem de sucesso.
id RCAP_6bb277d1918d2cf6c2720f9afa1b91a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violinoMotivaçãoEnsino de músicaAprendizagem do violinoTeorias da motivaçãoProfessoresMotivationMusic educationViolin learningMotivation theoriesTeachersDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia d’Artes de Cinfães no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Na primeira parte foi realizada uma caracterização da escola e dos alunos e apresentadas algumas das planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e suas implicações para a minha prática profissional. Tendo como base os inúmeros estudos desenvolvidos que demonstram a importância da motivação para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos alunos, na segunda parte do relatório é apresentado o estudo de investigação intitulado Motivação na Aprendizagem do Violino, que procura investigar, através da opinião de alunos, professores e pais/encarregados de educação, se a motivação assume um papel importante na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente o violino. Quem são os principais responsáveis pela ativação da motivação? O aluno? Os professores? Os pais? Todos? Os dados recolhidos neste relatório final mostram que só uma boa relação entre estes três agentes educativos (alunos, professores e pais), nomeadamente o acompanhamento/supervisão e a orientação apoiante e estimulante dos diferentes intervenientes, potencia a motivação e a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos inquéritos aos intervenientes permitem evidenciar que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do Violino, traduzindo-se num melhor desempenho, maior interesse e dedicação e, consequentemente, numa aprendizagem de sucesso.Abstract: This report reflects the teaching practice developed during the traineeship within the course of Supervised Teaching Practice held at the Academia d’Artes de Cinfães in the academic year 2014/2015, as well as the research work developed within the curricular unit of Project of the Arts Education in the Music Education Master’s. In the first part, a characterization of the school and the students was carried out and some of the lesson plans and class reports were presented, as well as a critical reflection of the teaching experience / learning developed during the Supervised Teaching Practice and its implications for my professional practice. Based on the many studies conducted that demonstrate the importance of motivation in the learning process and academic success of students, in the second part of the report a research study entitled Motivation in Violin Learning is presented, which seeks to investigate from the students’, teachers’ and parents’/guardians’ point of view if motivation plays an important role in learning a musical instrument, particularly the violin. Who is responsible for the activation of motivation? The student? The teachers? The parents? All? The data collected in this final report shows that only a good relationship between these three educational parts (students, teachers and parents), and in particular monitoring/supervision and supportive and stimulating guidance of different parts, enhance motivation and student learning. The results of the surveys to the involved parts show that motivation is essential in the violin learning process, resulting in a better performance, greater interest and dedication and, consequently, successful learning.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaAgostinho, Clotilde Alves NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Alexandra Ramos da2017-03-17T00:16:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5465TID:201681579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:12.535274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
title Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
spellingShingle Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
Silva, Alexandra Ramos da
Motivação
Ensino de música
Aprendizagem do violino
Teorias da motivação
Professores
Motivation
Music education
Violin learning
Motivation theories
Teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
title_full Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
title_fullStr Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
title_full_unstemmed Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
title_sort Relatório final da prática de ensino supervisionada : a motivação na aprendizagem do violino
author Silva, Alexandra Ramos da
author_facet Silva, Alexandra Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Agostinho, Clotilde Alves Nunes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandra Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino de música
Aprendizagem do violino
Teorias da motivação
Professores
Motivation
Music education
Violin learning
Motivation theories
Teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Motivação
Ensino de música
Aprendizagem do violino
Teorias da motivação
Professores
Motivation
Music education
Violin learning
Motivation theories
Teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia d’Artes de Cinfães no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Na primeira parte foi realizada uma caracterização da escola e dos alunos e apresentadas algumas das planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica das experiências de ensino/aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e suas implicações para a minha prática profissional. Tendo como base os inúmeros estudos desenvolvidos que demonstram a importância da motivação para a aprendizagem e para o sucesso escolar dos alunos, na segunda parte do relatório é apresentado o estudo de investigação intitulado Motivação na Aprendizagem do Violino, que procura investigar, através da opinião de alunos, professores e pais/encarregados de educação, se a motivação assume um papel importante na aprendizagem de um instrumento musical, nomeadamente o violino. Quem são os principais responsáveis pela ativação da motivação? O aluno? Os professores? Os pais? Todos? Os dados recolhidos neste relatório final mostram que só uma boa relação entre estes três agentes educativos (alunos, professores e pais), nomeadamente o acompanhamento/supervisão e a orientação apoiante e estimulante dos diferentes intervenientes, potencia a motivação e a aprendizagem dos alunos. Os resultados dos inquéritos aos intervenientes permitem evidenciar que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do Violino, traduzindo-se num melhor desempenho, maior interesse e dedicação e, consequentemente, numa aprendizagem de sucesso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-03-17T00:16:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5465
TID:201681579
url http://hdl.handle.net/10400.11/5465
identifier_str_mv TID:201681579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130821975605248