Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14760 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos. |
id |
RCAP_6bd39d477fef382993393bc26cc0f88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atoresEducational project and teacher professional development in the perspective of its agentsDesenvolvimento profissional docenteProjetos educativosFormação contínua de professoresFormação centrada na escolaO presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos.This article presents partial results from a study focusing on the role of school-based teacher training in teachers’ professional development. The investigation was carried out in a private school on the outskirts of Lisbon, in Portugal. In methodological terms semi-structured interviews were applied to 20 individuals who were considered key informants, such as teachers, top and middle leaders, as well as internal and external trainers. In this article, we highlight the evidences resulting from three free associations of ideas. The main conclusions of the study point towards a valuation of previous professional knowledge and teamwork as facilitators of teacher professional development. In terms of the consequences of teacher professional development, the concepts held by the respondents have placed particular emphasis on innovation and improvement of teaching practices, with an indirect benefit to students' learningInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMucharreira, Pedro RibeiroCabrito, Belmiro GilCosta, Fernando Albuquerque2017-12-18T11:57:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14760porMucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro Gil; Costa, Fernando Albuquerque (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores = Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 15-271645-477410.34620/eduser.v9i2.98info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.470413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents |
title |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
spellingShingle |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores Mucharreira, Pedro Ribeiro Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos Formação contínua de professores Formação centrada na escola |
title_short |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
title_full |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
title_fullStr |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
title_full_unstemmed |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
title_sort |
Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cabrito, Belmiro Gil Costa, Fernando Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Cabrito, Belmiro Gil Costa, Fernando Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Cabrito, Belmiro Gil Costa, Fernando Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos Formação contínua de professores Formação centrada na escola |
topic |
Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos Formação contínua de professores Formação centrada na escola |
description |
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T11:57:11Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14760 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro Gil; Costa, Fernando Albuquerque (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores = Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 15-27 1645-4774 10.34620/eduser.v9i2.98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292354985984 |