Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marta Veloso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13763
Resumo: Partindo das relações humanas e da relação pedagógica entre professor-aluno, que se desenvolve por meio da confiança e do diálogo, focamos o presente projeto de investigação-ação no âmbito do diálogo entre disciplinas. Desse cruzamento de saberes procura-se entender de que forma a metodologia projetual fomenta a criatividade, motiva os alunos e desenvolve sentimentos empáticos em correlação com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual. Desse modo, a partir da observação empírica das relações intra e inter pessoais, assim como da atitude dos alunos perante o trabalho desenvolvido, tenta-se decifrar os conceitos discriminados no enquadramento teórico e desenvolver o Projeto ‘ZooHumano’ assente numa Metodologia Projetual. Na parte empírica, comparam-se e analisam-se dados recolhidos na prática de ensino supervisionada na Escola D. Filipa de Lencastre com duas turmas de 9 ano de escolaridade, que refletem esta aprendizagem associada ao pensamento divergente, criativo, crítico e estético. Parte-se, por isso, desse decifrar das competências adquiridas através da abordagem de vários conteúdos interdisciplinares, em sala de aula, com o intuito de se comprovar que a metodologia projetual melhora o ensino-aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento do projeto adaptam-se estratégias à constante volubilidade da turma, que permitem pensar o desenho como um modo de ver e de estar. Deste modo, inserida num contexto de prática supervisionada, procura-se compreender como se posiciona a disciplina de Educação Visual no currículo escolar assim como a predisposição dos alunos para a mesma. Palavras-Chave: educação visual; criatividade; metodologia projetual; motivação, empatia
id RCAP_6be1001d9bac54524fc6ac471953c5be
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aulaMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALCRIATIVIDADEMOTIVAÇÃOEMPATIAVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONCREATIVITYMOTIVATIONEMPATHYPartindo das relações humanas e da relação pedagógica entre professor-aluno, que se desenvolve por meio da confiança e do diálogo, focamos o presente projeto de investigação-ação no âmbito do diálogo entre disciplinas. Desse cruzamento de saberes procura-se entender de que forma a metodologia projetual fomenta a criatividade, motiva os alunos e desenvolve sentimentos empáticos em correlação com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual. Desse modo, a partir da observação empírica das relações intra e inter pessoais, assim como da atitude dos alunos perante o trabalho desenvolvido, tenta-se decifrar os conceitos discriminados no enquadramento teórico e desenvolver o Projeto ‘ZooHumano’ assente numa Metodologia Projetual. Na parte empírica, comparam-se e analisam-se dados recolhidos na prática de ensino supervisionada na Escola D. Filipa de Lencastre com duas turmas de 9 ano de escolaridade, que refletem esta aprendizagem associada ao pensamento divergente, criativo, crítico e estético. Parte-se, por isso, desse decifrar das competências adquiridas através da abordagem de vários conteúdos interdisciplinares, em sala de aula, com o intuito de se comprovar que a metodologia projetual melhora o ensino-aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento do projeto adaptam-se estratégias à constante volubilidade da turma, que permitem pensar o desenho como um modo de ver e de estar. Deste modo, inserida num contexto de prática supervisionada, procura-se compreender como se posiciona a disciplina de Educação Visual no currículo escolar assim como a predisposição dos alunos para a mesma. Palavras-Chave: educação visual; criatividade; metodologia projetual; motivação, empatiaStarting from human relationships and the pedagogical relation between teacher and student, which develops through trust and dialogue, we focus the present action-research project in the context of dialogue between disciplines. From this intersection of knowledge, we sought to understand how the design methodology fosters creativity, motivates students and develops empathetic feelings in interconnection to the syllabus of the Visual Education discipline. Thus, from the empirical observation of intra and inter personal relationships, as well as the students' attitude towards the work developed, an attempt is made to decode the concepts discriminated in the theoretical framework and to develop the 'Human Zoo' Project based on a Project Methodology. In the empirical part, data collected in supervised teaching at Escola D. Filipa de Lencastre are compared and analyzed with two 9th grade classes, which reflect this learning associated with divergent, creative, critical and aesthetic thinking. Therefore, it starts with deciphering the skills acquired through the approach of various interdisciplinary contents in the classroom, with the aim of verifying that the design methodology improves teaching-learning. During the development of the project, strategies are adapted to the constant volatility of the class, which allow thinking of drawing as a way of seeing and being. In this way, inserted in a context of supervised practice, the aim is to understand how the subject of Visual Education is positioned in the school curriculum, as well as the students' predisposition for it. Keywords: visual education; creativity; design methodology; motivation, empathy2023-03-31T15:05:28Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13763TID:203263677porMagalhães, Marta Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-07T01:31:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:58.876285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
title Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
spellingShingle Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
Magalhães, Marta Veloso
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CRIATIVIDADE
MOTIVAÇÃO
EMPATIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
CREATIVITY
MOTIVATION
EMPATHY
title_short Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
title_full Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
title_fullStr Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
title_full_unstemmed Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
title_sort Cidadania, criatividade e empatia: o projeto zoohumano como abordagem interdisciplinar em sala de aula
author Magalhães, Marta Veloso
author_facet Magalhães, Marta Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Marta Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CRIATIVIDADE
MOTIVAÇÃO
EMPATIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
CREATIVITY
MOTIVATION
EMPATHY
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CRIATIVIDADE
MOTIVAÇÃO
EMPATIA
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
CREATIVITY
MOTIVATION
EMPATHY
description Partindo das relações humanas e da relação pedagógica entre professor-aluno, que se desenvolve por meio da confiança e do diálogo, focamos o presente projeto de investigação-ação no âmbito do diálogo entre disciplinas. Desse cruzamento de saberes procura-se entender de que forma a metodologia projetual fomenta a criatividade, motiva os alunos e desenvolve sentimentos empáticos em correlação com os conteúdos programáticos da disciplina de Educação Visual. Desse modo, a partir da observação empírica das relações intra e inter pessoais, assim como da atitude dos alunos perante o trabalho desenvolvido, tenta-se decifrar os conceitos discriminados no enquadramento teórico e desenvolver o Projeto ‘ZooHumano’ assente numa Metodologia Projetual. Na parte empírica, comparam-se e analisam-se dados recolhidos na prática de ensino supervisionada na Escola D. Filipa de Lencastre com duas turmas de 9 ano de escolaridade, que refletem esta aprendizagem associada ao pensamento divergente, criativo, crítico e estético. Parte-se, por isso, desse decifrar das competências adquiridas através da abordagem de vários conteúdos interdisciplinares, em sala de aula, com o intuito de se comprovar que a metodologia projetual melhora o ensino-aprendizagem. No decorrer do desenvolvimento do projeto adaptam-se estratégias à constante volubilidade da turma, que permitem pensar o desenho como um modo de ver e de estar. Deste modo, inserida num contexto de prática supervisionada, procura-se compreender como se posiciona a disciplina de Educação Visual no currículo escolar assim como a predisposição dos alunos para a mesma. Palavras-Chave: educação visual; criatividade; metodologia projetual; motivação, empatia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31T15:05:28Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13763
TID:203263677
url http://hdl.handle.net/10437/13763
identifier_str_mv TID:203263677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131571170574336