Controlo estratégico na farmácia comunitária com base no Balanced Scorecard: Um estudo de caso

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Main Author: Santos, D.
Publication Date: 2019
Other Authors: Rodrigues, J., Portela, S.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10071/24424
Summary: Introdução: As empresas do sector farmacêutico foram nestes últimos 10 anos afetadas por inúmeras alterações, não só políticas como económicas e sociais. Assim sendo, tornou-se imprescindível ter uma gestão rigorosa e uma estratégia planeada. Por conseguinte, o balanced scorecard apresentado em 1992 por Kaplan e Norton e melhorado em 1996, permitiu auxiliar as empresas a organizarem a sua estratégia, alinhando-a e comunicando de forma clara e objetiva a todos os segmentos. Tendo em vista o sucesso ao longo dos anos em diversas empresas que aplicaram este instrumento na sua gestão, este artigo tem por objetivo contruir um mapa estratégico e um balanced scorecard aplicado à realidade das farmácias comunitárias. Metodologia: A metodologia usada baseou-se numa análise quantitativa de dados de uma farmácia, tal como numa análise organizacional interna através de entrevistas semiestruturadas e inquéritos presenciais (Servperf) aos clientes da farmácia. Conclusão: Concluiu-se que é possível construir um mapa estratégico simples e claro dos objetivos estratégicos da farmácia e apresentar o balanced scorecard desses mesmos objetivos organizados e percetíveis a toda a empresa de modo a enunciar as medidas, metas e iniciativas a realizar.
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