Utilização de testes para avaliar crianças dos 0 aos 7 anos: Resultados de um inquérito a psicólogos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra-Santos, Maria João
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simões, Mário R., Almiro, Pedro Armelim, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5233
Resumo: Sendo a avaliação psicológica e o recurso a testes atividades identitárias dos psicólogos, estudos nacionais e internacionais têm destacado um menor investimento quando se trata de avaliar crianças nos primeiros anos de vida. Esta investigação tem como objetivo caracterizar a utilização de testes e outros instrumentos de avaliação psicológica com crianças com 0-7 anos em Portugal. A amostra é composta por 63 psicólogos que responderam a um inquérito online no âmbito de um estudo mais vasto. A análise dos instrumentos referidos como mais usados permitiu ressaltar que estes são sobretudo testes (e menos inventários) e que a área cognitiva está mais representada do que a socio-emocional, sendo as escalas de Wechsler WISC-III e WPPSI-R e as Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths os instrumentos mais mencionados. A discussão dos resultados remete para a necessidade de mais investigação no sentido de garantir a qualidade psicométrica dos instrumentos utilizados, e de um forte investimento na formação dos profissionais nesta área.
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