Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanque, Tanya Isabel Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5086
Resumo: O presente relatório espelha todo o processo de aquisição de competências e tem como principal objetivo refletir e partilhar as experiências vividas durante este percurso de formação inicial para a docência nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Organizado em dois momentos que se complementam, este relatório visa apresentar na primeira parte as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as Práticas Pedagógicas que, por sua vez, surgem na segunda parte. Relacionado com as Práticas Pedagógicas torna-se importante referir que se adotou, aquando das mesmas, uma postura crítico-reflexiva fundamental para a identificação de problemáticas. Após a identificação das problemáticas em ambas as valências, procurou se desenvolver através da metodologia de Investigação-Ação dois projetos que se basearam nas seguintes questões-problema: (1) Educação Pré-Escolar: Como é que as crianças da Sala da Pré B poderão desenvolver atitudes de formação pessoal e social nomeadamente de cumprimento de regras? (2) 1º Ciclo do Ensino Básico: Como auxiliar os alunos do 2.ºB a aprimorar as suas competências ao nível da leitura e da escrita? É de salientar que este documento é, portanto, o testemunho de um percurso de formação inicial para a docência, onde se pretende explanar todas as aprendizagens adquiridas, sendo das mais importantes, observar, refletir, planificar e atuar, tendo em consideração os interesses e as dificuldades da criança, colocando-a no centro de todo o processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_6c220e73368c1ff21a5edfe0eee84ce5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagemEducaçãoInvestigação-açãoPrática-pedagógicaReflexãoLearningEducationResearch-actionPedagogical practiceReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha todo o processo de aquisição de competências e tem como principal objetivo refletir e partilhar as experiências vividas durante este percurso de formação inicial para a docência nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Organizado em dois momentos que se complementam, este relatório visa apresentar na primeira parte as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as Práticas Pedagógicas que, por sua vez, surgem na segunda parte. Relacionado com as Práticas Pedagógicas torna-se importante referir que se adotou, aquando das mesmas, uma postura crítico-reflexiva fundamental para a identificação de problemáticas. Após a identificação das problemáticas em ambas as valências, procurou se desenvolver através da metodologia de Investigação-Ação dois projetos que se basearam nas seguintes questões-problema: (1) Educação Pré-Escolar: Como é que as crianças da Sala da Pré B poderão desenvolver atitudes de formação pessoal e social nomeadamente de cumprimento de regras? (2) 1º Ciclo do Ensino Básico: Como auxiliar os alunos do 2.ºB a aprimorar as suas competências ao nível da leitura e da escrita? É de salientar que este documento é, portanto, o testemunho de um percurso de formação inicial para a docência, onde se pretende explanar todas as aprendizagens adquiridas, sendo das mais importantes, observar, refletir, planificar e atuar, tendo em consideração os interesses e as dificuldades da criança, colocando-a no centro de todo o processo de ensino-aprendizagem.This report reflects the entire process of acquiring skills and its main objective is to reflect and share the experiences lived during this initial training course for teaching in Pre School Education and 1st Cycle of Basic Education. Organized in two complementary moments, this report aims to present in the first part, theoretical and methodological bases that underlie the Pedagogical Practices that, in turn, appear in the second part. Related to Pedagogical Practices, it is important to mention that, when they were carried out, a critical-reflexive stance was adopted, which was fundamental for the identification of problems. After identifying the problems in both areas, we tried to develop, through the Research-Action methodology, two projects that were based on the following problem-questions: (1) Pre-School Education: How do the children of the Pre-School Room B develop attitudes of personal and social formation, namely compliance with rules? (2) 1st Cycle of Basic Education: How to help 2nd B students to improve their reading and writing skills? It should be noted that this document is, therefore, the testimony of a path of initial training for teaching, where it is intended to explain all the learning acquired, being the most important, observing, reflecting, planning and acting, taking into account the interests and difficulties of the children, placing them at the center of the entire teaching learning process.Gouveia, Ana IsabelDigitUMaTanque, Tanya Isabel Azevedo2023-03-06T15:05:32Z2024-05-04T00:00:00Z2022-11-042022-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5086TID:203240324porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T05:24:14Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:57.182776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tanque, Tanya Isabel Azevedo
Aprendizagem
Educação
Investigação-ação
Prática-pedagógica
Reflexão
Learning
Education
Research-action
Pedagogical practice
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Tanque, Tanya Isabel Azevedo
author_facet Tanque, Tanya Isabel Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Ana Isabel
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanque, Tanya Isabel Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Investigação-ação
Prática-pedagógica
Reflexão
Learning
Education
Research-action
Pedagogical practice
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Educação
Investigação-ação
Prática-pedagógica
Reflexão
Learning
Education
Research-action
Pedagogical practice
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório espelha todo o processo de aquisição de competências e tem como principal objetivo refletir e partilhar as experiências vividas durante este percurso de formação inicial para a docência nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Organizado em dois momentos que se complementam, este relatório visa apresentar na primeira parte as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as Práticas Pedagógicas que, por sua vez, surgem na segunda parte. Relacionado com as Práticas Pedagógicas torna-se importante referir que se adotou, aquando das mesmas, uma postura crítico-reflexiva fundamental para a identificação de problemáticas. Após a identificação das problemáticas em ambas as valências, procurou se desenvolver através da metodologia de Investigação-Ação dois projetos que se basearam nas seguintes questões-problema: (1) Educação Pré-Escolar: Como é que as crianças da Sala da Pré B poderão desenvolver atitudes de formação pessoal e social nomeadamente de cumprimento de regras? (2) 1º Ciclo do Ensino Básico: Como auxiliar os alunos do 2.ºB a aprimorar as suas competências ao nível da leitura e da escrita? É de salientar que este documento é, portanto, o testemunho de um percurso de formação inicial para a docência, onde se pretende explanar todas as aprendizagens adquiridas, sendo das mais importantes, observar, refletir, planificar e atuar, tendo em consideração os interesses e as dificuldades da criança, colocando-a no centro de todo o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
2022-11-04T00:00:00Z
2023-03-06T15:05:32Z
2024-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5086
TID:203240324
url http://hdl.handle.net/10400.13/5086
identifier_str_mv TID:203240324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131314687836160