Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Marcel O. dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins,Rodrigo H., Viana,Helena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043
Resumo: Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.
id RCAP_6c2da4eb073cf44a21c9b454f99f06a4
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-77702022000300043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internetPandemia de COVID-19Educação à distânciaInternetAnálise Qualitativa.Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043Santos,Marcel O. dosMartins,Rodrigo H.Viana,Helena Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:22Zoai:scielo:S2184-77702022000300043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.447292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
title Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
spellingShingle Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
Santos,Marcel O. dos
Pandemia de COVID-19
Educação à distância
Internet
Análise Qualitativa.
title_short Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
title_full Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
title_fullStr Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
title_full_unstemmed Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
title_sort Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
author Santos,Marcel O. dos
author_facet Santos,Marcel O. dos
Martins,Rodrigo H.
Viana,Helena Brandão
author_role author
author2 Martins,Rodrigo H.
Viana,Helena Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Marcel O. dos
Martins,Rodrigo H.
Viana,Helena Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia de COVID-19
Educação à distância
Internet
Análise Qualitativa.
topic Pandemia de COVID-19
Educação à distância
Internet
Análise Qualitativa.
description Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research v.12 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137410408251392