Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043 |
Resumo: | Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação. |
id |
RCAP_6c2da4eb073cf44a21c9b454f99f06a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internetPandemia de COVID-19Educação à distânciaInternetAnálise Qualitativa.Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043Santos,Marcel O. dosMartins,Rodrigo H.Viana,Helena Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:22Zoai:scielo:S2184-77702022000300043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.447292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
spellingShingle |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet Santos,Marcel O. dos Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa. |
title_short |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_full |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_fullStr |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_full_unstemmed |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_sort |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
author |
Santos,Marcel O. dos |
author_facet |
Santos,Marcel O. dos Martins,Rodrigo H. Viana,Helena Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Rodrigo H. Viana,Helena Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Marcel O. dos Martins,Rodrigo H. Viana,Helena Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa. |
topic |
Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa. |
description |
Resumo: Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu- se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410408251392 |