Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7358 |
Resumo: | A dissertação que se segue, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, uma componente descritiva do estágio realizado na Escola secundária Dr. João de Araújo Correia, ao longo do ano lectivo 20014/2015, sob a denominação de Relatório de Estágio; a segunda componente trata-se de uma estudo de caso, que tem como objectivo perceber a importância de uma estratégia adoptada pelo Grupo de Educação Física da escola já mencionada. Quanto ao mesmo estudo de caso, teve como objectivo compreender qual a efectividade da unidade didática de condição física, no desenvolvimento e melhoria das capacidades motoras dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, que correspondem à turma do 7ºB da escola Dr. João de Araújo Correia, situada na cidade do Peso da Régua. De modo a verificar qual evolução das capacidades motoras, procedeu-se à aplicação de uma bateria de testes em dois momentos: o primeiro momento aconteceu no início do ano lectivo e serviu de avaliação diagnóstica; o segundo momento ocorreu no final do primeiro período, tendo como objectivo avaliar sumativamente os alunos. A bateria de testes aplicada, incidiu nas capacidades motoras: força (inferior, média e superior) velocidade, resistência (teste de cooper e ruffier), flexibilidade e agilidade. De considerar que, de acordo com o planeamento anual estabelecido pelo Departamento de Educação Física, na escola Secundária Dr. João de Araújo, as aulas de 45 minutos, equivalente a um tempo lectivo, foram todas destinadas à unidade didática de condição física, tendo preponderância na nota final de cada período e, por conseguinte, na nota final do ano lectivo. |
id |
RCAP_6c41c18b7ac1f4d920d1cb8c3df4bf56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7358 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º anoEducação físicaCondição físicaCapacidade motoraBateria de testesHábitos desportivosA dissertação que se segue, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, uma componente descritiva do estágio realizado na Escola secundária Dr. João de Araújo Correia, ao longo do ano lectivo 20014/2015, sob a denominação de Relatório de Estágio; a segunda componente trata-se de uma estudo de caso, que tem como objectivo perceber a importância de uma estratégia adoptada pelo Grupo de Educação Física da escola já mencionada. Quanto ao mesmo estudo de caso, teve como objectivo compreender qual a efectividade da unidade didática de condição física, no desenvolvimento e melhoria das capacidades motoras dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, que correspondem à turma do 7ºB da escola Dr. João de Araújo Correia, situada na cidade do Peso da Régua. De modo a verificar qual evolução das capacidades motoras, procedeu-se à aplicação de uma bateria de testes em dois momentos: o primeiro momento aconteceu no início do ano lectivo e serviu de avaliação diagnóstica; o segundo momento ocorreu no final do primeiro período, tendo como objectivo avaliar sumativamente os alunos. A bateria de testes aplicada, incidiu nas capacidades motoras: força (inferior, média e superior) velocidade, resistência (teste de cooper e ruffier), flexibilidade e agilidade. De considerar que, de acordo com o planeamento anual estabelecido pelo Departamento de Educação Física, na escola Secundária Dr. João de Araújo, as aulas de 45 minutos, equivalente a um tempo lectivo, foram todas destinadas à unidade didática de condição física, tendo preponderância na nota final de cada período e, por conseguinte, na nota final do ano lectivo.The following dissertation is divided in two parts: the first one is a discriptive component of the internship done at Escola Secundária Dr-João de Araújo Corrreia, during the academic year of 2014/2015, under the name of Internship Report; the second component is about a case study, with the purpose of understanding the relevance of a strategy adopted by the Group of Physical Education of the aforementioned school. Regarding the case study it had the objective. One was to ascertain the sporting habits of class 7thB, the other was the role that the physical condition teaching unit had in the development and the improvement of the students’ motor skills. The sample is made out of 26 students, all belonging to class 7thB from Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, in the city of Peso da Régua. In order to verify the evolution of their motor skills, the students were subjected to a set of tests in two different moments: the first one happened at the beggining of the academic year, serving as a diagnostic evaluation; the second one happened at the end of the first trimester of classes, with the goal of evaluating the students at the end of the said trimester, in a summative manner.2017-03-02T11:55:05Z2017-03-02T00:00:00Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7358porJesus, Diogo André Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.700571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
title |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
spellingShingle |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano Jesus, Diogo André Lourenço Educação física Condição física Capacidade motora Bateria de testes Hábitos desportivos |
title_short |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
title_full |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
title_fullStr |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
title_sort |
Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano |
author |
Jesus, Diogo André Lourenço |
author_facet |
Jesus, Diogo André Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Diogo André Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Condição física Capacidade motora Bateria de testes Hábitos desportivos |
topic |
Educação física Condição física Capacidade motora Bateria de testes Hábitos desportivos |
description |
A dissertação que se segue, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, uma componente descritiva do estágio realizado na Escola secundária Dr. João de Araújo Correia, ao longo do ano lectivo 20014/2015, sob a denominação de Relatório de Estágio; a segunda componente trata-se de uma estudo de caso, que tem como objectivo perceber a importância de uma estratégia adoptada pelo Grupo de Educação Física da escola já mencionada. Quanto ao mesmo estudo de caso, teve como objectivo compreender qual a efectividade da unidade didática de condição física, no desenvolvimento e melhoria das capacidades motoras dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, que correspondem à turma do 7ºB da escola Dr. João de Araújo Correia, situada na cidade do Peso da Régua. De modo a verificar qual evolução das capacidades motoras, procedeu-se à aplicação de uma bateria de testes em dois momentos: o primeiro momento aconteceu no início do ano lectivo e serviu de avaliação diagnóstica; o segundo momento ocorreu no final do primeiro período, tendo como objectivo avaliar sumativamente os alunos. A bateria de testes aplicada, incidiu nas capacidades motoras: força (inferior, média e superior) velocidade, resistência (teste de cooper e ruffier), flexibilidade e agilidade. De considerar que, de acordo com o planeamento anual estabelecido pelo Departamento de Educação Física, na escola Secundária Dr. João de Araújo, as aulas de 45 minutos, equivalente a um tempo lectivo, foram todas destinadas à unidade didática de condição física, tendo preponderância na nota final de cada período e, por conseguinte, na nota final do ano lectivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-02T11:55:05Z 2017-03-02T00:00:00Z 2017-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7358 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137156282712064 |