Desenvolvimento das capacidades motoras em alunos do 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Diogo André Lourenço
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7358
Resumo: A dissertação que se segue, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, uma componente descritiva do estágio realizado na Escola secundária Dr. João de Araújo Correia, ao longo do ano lectivo 20014/2015, sob a denominação de Relatório de Estágio; a segunda componente trata-se de uma estudo de caso, que tem como objectivo perceber a importância de uma estratégia adoptada pelo Grupo de Educação Física da escola já mencionada. Quanto ao mesmo estudo de caso, teve como objectivo compreender qual a efectividade da unidade didática de condição física, no desenvolvimento e melhoria das capacidades motoras dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, que correspondem à turma do 7ºB da escola Dr. João de Araújo Correia, situada na cidade do Peso da Régua. De modo a verificar qual evolução das capacidades motoras, procedeu-se à aplicação de uma bateria de testes em dois momentos: o primeiro momento aconteceu no início do ano lectivo e serviu de avaliação diagnóstica; o segundo momento ocorreu no final do primeiro período, tendo como objectivo avaliar sumativamente os alunos. A bateria de testes aplicada, incidiu nas capacidades motoras: força (inferior, média e superior) velocidade, resistência (teste de cooper e ruffier), flexibilidade e agilidade. De considerar que, de acordo com o planeamento anual estabelecido pelo Departamento de Educação Física, na escola Secundária Dr. João de Araújo, as aulas de 45 minutos, equivalente a um tempo lectivo, foram todas destinadas à unidade didática de condição física, tendo preponderância na nota final de cada período e, por conseguinte, na nota final do ano lectivo.
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