Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Luís
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tavares, Fernando Oliveira, Cordeiro, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362
Resumo: Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola.  [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. 
id RCAP_6c50c6610b0450c59ddd5fa65ead6f8b
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em AngolaObjetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola.  [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362/pdf_71https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/362/94Pacheco, LuísTavares, Fernando OliveiraCordeiro, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:27Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:12.719811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
title Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
spellingShingle Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
Pacheco, Luís
title_short Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
title_full Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
title_fullStr Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
title_full_unstemmed Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
title_sort Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
author Pacheco, Luís
author_facet Pacheco, Luís
Tavares, Fernando Oliveira
Cordeiro, Sandra
author_role author
author2 Tavares, Fernando Oliveira
Cordeiro, Sandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Luís
Tavares, Fernando Oliveira
Cordeiro, Sandra
description Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola.  [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362/pdf_71
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/362/94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441851899904