Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola. [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. |
id |
RCAP_6c50c6610b0450c59ddd5fa65ead6f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.isag.meupt.com:article/362 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em AngolaObjetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola. [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362/pdf_71https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/362/94Pacheco, LuísTavares, Fernando OliveiraCordeiro, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:27Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:12.719811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
title |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
spellingShingle |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola Pacheco, Luís |
title_short |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
title_full |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
title_fullStr |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
title_full_unstemmed |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
title_sort |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos bancos de Benguela, em Angola |
author |
Pacheco, Luís |
author_facet |
Pacheco, Luís Tavares, Fernando Oliveira Cordeiro, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Fernando Oliveira Cordeiro, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Luís Tavares, Fernando Oliveira Cordeiro, Sandra |
description |
Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola.Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidasResultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.Originalidade e Valor: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Palavras-chave: Banco; Clientes; Serviços bancários; Atendimento ao cliente; Angola. [ENG]Title: "Factors Associated with Choosing Banking Services: An Application to Benguela Banks in Angola"AbstractPurpose: The purpose of this article is to study the factors associated with the choice of banking services by Angolan clients. The behavior of bank clients is studied in order to determine which factors influence the client when choosing a banking institution in the city of Benguela, Angola.Methodology: Surveys were distributed to a sample of customers from banks BPC (Savings and Credit Bank), BFA (Banco de Fomento Angola) and BMA (Banco Millennium Angola), and 307 valid responses were collected.Results: Survey results show that the factors that most influence customers in their choice of banking services are good customer service, quality of service, variety of products / services, and the security conditions these institutions offer.Originality and Value: The choice to apply this study to Angola is due to the relevance of the theme and the fact that there is no such study in Angola. Keywords: Bank; Customers; Bank services; Customer service; Angola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362 |
url |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362 https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/362/pdf_71 https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/downloadSuppFile/362/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business and Management; Vol. 5, No. 1 (2019) 2183-5594 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137441851899904 |