Educação inclusiva em escolas do Município de São João: novas perspectivas : estudo de caso múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Aparecida Batista Chalegre de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8673
Resumo: A prática da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular é hoje política educacional garantida pela legislação, tanto para a rede pública quanto privada em nosso país. O presente trabalho propõe investigar, através de um estudo de caso múltiplo, como a inclusão educacional vem ocorrendo no cotidiano de duas escolas específicas, visando identificar os benefícios e as dificuldades referentes à implementação desta proposta educacional para a comunidade escolar como um todo. Como cenários para realização da pesquisa foram escolhidos duas escolas do ensino fundamental da rede pública municipal de São João- PE, tendo como foco turmas do quarto ao quinto ano. Em ambas as turmas havia educandos com necessidades especiais inseridos, a maioria com defasagem idade-série de aproximadamente dois anos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: Pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas envolvendo os seguintes atores: dois gestores, seis professoras e dois encarregados de educação. Os dados obtidos revelaram, entre outros aspectos, a falta de materiais pedagógicos nas escolas lócus, profissionais não capacitados e o pouco conhecimento do corpo docente acerca da educação inclusiva. Apesar da proposta de inclusão ser bem vista pelos entrevistados, evidenciou-se que a sua implementação, na prática, é precária. Esse trabalho vem contribuir na reflexão acerca da prática educacional inclusiva, mostrando alguns caminhos a serem trilhados, tais como: a necessidade da realização de adaptações pedagógicas e de acessibilidade, bem como de formação continuada para os professores do ensino regular e os professores de apoio.
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