Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Angela Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4812
Resumo: Partindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar.
id RCAP_cff6b7b588d959498288d08f8f807a23
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/BrasilEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILMARANHÃOUNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOLSCASE STUDIESBRAZILPartindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar.Based on the principles of inclusive education proposed in the Salamanca Statement of 1994 and the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education (LDB nº. 9.394/96) analyzed the Inclusive Education, as the way to Padre Delfino Integrated Unit in the Municipality of Timon / Maranhão develop inclusion of youth and adults in situations of disability and / or NEE. Conceptualize inclusion and exclusion historically present in the school on an approach that allowed reflection on the school routine. We used the documents relating to MEC, and especially authors like Stainback, Stainback, Mantoan, Spider, Plesch, Glat, Prieto, Sawaia and Santos, to subsidize our reflections. The methodology adopted was case study qualitative, to understand the situation experienced, we applied questionnaires to collate the speech of teachers, students and administrators information about inclusive education in school. Observations were made of everyday school life, analysis of Pedagogical Project crossed with the legal and theorists of inclusive education. We conclude that the inclusive school is the possibility of a work of deconstruction school culture for exclusionary in its place, fostering an environment in which diversity is the tone of the entire school education.2014-05-26T14:15:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4812porCruz, Angela Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:33.294026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
title Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
spellingShingle Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
Cruz, Angela Costa
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MARANHÃO
UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
title_full Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
title_fullStr Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
title_full_unstemmed Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
title_sort Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
author Cruz, Angela Costa
author_facet Cruz, Angela Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Angela Costa
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MARANHÃO
UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MARANHÃO
UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOLS
CASE STUDIES
BRAZIL
description Partindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-26T14:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4812
url http://hdl.handle.net/10437/4812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131273001697280