A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Inês
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Balça, Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17107
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de um projeto de educação literária no 1.º ano da escola primária. Com este projeto pretendeu-se desenvolver a educação literária junto das crianças e das famílias, numa relação estreita com o professor e a escola. O projeto desenvolvido centrou-se na metodologia do trabalho por projeto. Após a realização do projeto pudemos concluir que as crianças desenvolveram o seu conhecimento do mundo, expandiram as suas competências literárias e estéticas, começaram a gostar dos livros e da leitura e iniciaram a sua formação como leitores críticos e reflexivos.
id RCAP_6c733001121563d5d405d8522b101de3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leituraLeituraEducação literáriaFamíliaEscolaTrabalho por projectoEste artigo relata o desenvolvimento de um projeto de educação literária no 1.º ano da escola primária. Com este projeto pretendeu-se desenvolver a educação literária junto das crianças e das famílias, numa relação estreita com o professor e a escola. O projeto desenvolvido centrou-se na metodologia do trabalho por projeto. Após a realização do projeto pudemos concluir que as crianças desenvolveram o seu conhecimento do mundo, expandiram as suas competências literárias e estéticas, começaram a gostar dos livros e da leitura e iniciaram a sua formação como leitores críticos e reflexivos.Tejuelo2016-01-29T15:14:43Z2016-01-292016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17107http://hdl.handle.net/10174/17107porTejuelo, 23, 63-84 http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/issue/view/219CIDEHUSndapb@uevora.ptBento, InêsBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:23.188158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
title A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
spellingShingle A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
Bento, Inês
Leitura
Educação literária
Família
Escola
Trabalho por projecto
title_short A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
title_full A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
title_fullStr A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
title_full_unstemmed A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
title_sort A promoção de uma educação literária – a família e o professor como mediadores de leitura
author Bento, Inês
author_facet Bento, Inês
Balça, Ângela
author_role author
author2 Balça, Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Inês
Balça, Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Educação literária
Família
Escola
Trabalho por projecto
topic Leitura
Educação literária
Família
Escola
Trabalho por projecto
description Este artigo relata o desenvolvimento de um projeto de educação literária no 1.º ano da escola primária. Com este projeto pretendeu-se desenvolver a educação literária junto das crianças e das famílias, numa relação estreita com o professor e a escola. O projeto desenvolvido centrou-se na metodologia do trabalho por projeto. Após a realização do projeto pudemos concluir que as crianças desenvolveram o seu conhecimento do mundo, expandiram as suas competências literárias e estéticas, começaram a gostar dos livros e da leitura e iniciaram a sua formação como leitores críticos e reflexivos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-29T15:14:43Z
2016-01-29
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17107
http://hdl.handle.net/10174/17107
url http://hdl.handle.net/10174/17107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tejuelo, 23, 63-84 http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/issue/view/219
CIDEHUS
nd
apb@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Tejuelo
publisher.none.fl_str_mv Tejuelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136576438009856