Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17633
Resumo: O presente relatório respeita à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar que foi desenvolvida no Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade. O principal enfoque do relatório é “O jogo e o desenvolvimento motor na infância” e deriva de um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres em duas valências de educação de infância (sala de creche e sala de jardim-de-infância). O desenvolvimento motor das crianças pode ser condicionado por fatores de envolvimento que podem ser manipulados, por exemplo através da forma como os educadores planificam e exercem a sua ação pedagógica. O jogo e a brincadeira são recursos promotores de desenvolvimento das crianças a que os educadores devem recorrer, potenciando a aprendizagem a vários níveis do desenvolvimento e não apenas a nível motor. Tentou entender-se de que forma a atividade lúdica é potenciadora de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças, principalmente no que respeita à área de expressão físico-motora; Report of Supervised Teaching Practice in Preschool Education: Play and motor development in childhood Abstract: This report concerns the stage of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education, developed in kindergarten Nossa Senhora da Piedade. The report's main focus is "The game and motor development in childhood" and is the result of a work over two semesters in two valences childhood education (nursery room and garden-room for children). The motor development of children may be conditioned by variables which can be manipulated, for example by strategies adopted by educators and how they plan and execute them. The game and playing of children are resources that increase the development and should be used by educators, enhancing their learning at various levels, not only the motor level. Playing must be part of day-to-day child activity, oriented or spontaneously. This was an attempt to understand how the play activity is enhancer of learning development in children with regard to the area of physical and motor expression.
id RCAP_ae5c776fb029575c4adc389818253555
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infânciaBrincarJogoExpressão motoraDesenvolvimento infantilEducação pré-escolarFormação de educadoresPrática de ensino supervisionadaPlayMotor expressionChild developmentEarly chilhood educationTeacher trainingSupervised teaching practiceO presente relatório respeita à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar que foi desenvolvida no Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade. O principal enfoque do relatório é “O jogo e o desenvolvimento motor na infância” e deriva de um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres em duas valências de educação de infância (sala de creche e sala de jardim-de-infância). O desenvolvimento motor das crianças pode ser condicionado por fatores de envolvimento que podem ser manipulados, por exemplo através da forma como os educadores planificam e exercem a sua ação pedagógica. O jogo e a brincadeira são recursos promotores de desenvolvimento das crianças a que os educadores devem recorrer, potenciando a aprendizagem a vários níveis do desenvolvimento e não apenas a nível motor. Tentou entender-se de que forma a atividade lúdica é potenciadora de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças, principalmente no que respeita à área de expressão físico-motora; Report of Supervised Teaching Practice in Preschool Education: Play and motor development in childhood Abstract: This report concerns the stage of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education, developed in kindergarten Nossa Senhora da Piedade. The report's main focus is "The game and motor development in childhood" and is the result of a work over two semesters in two valences childhood education (nursery room and garden-room for children). The motor development of children may be conditioned by variables which can be manipulated, for example by strategies adopted by educators and how they plan and execute them. The game and playing of children are resources that increase the development and should be used by educators, enhancing their learning at various levels, not only the motor level. Playing must be part of day-to-day child activity, oriented or spontaneously. This was an attempt to understand how the play activity is enhancer of learning development in children with regard to the area of physical and motor expression.Universidade de Évora2016-02-29T11:45:16Z2016-02-292015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17633http://hdl.handle.net/10174/17633TID:201062844porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosusanacosinha@hotmail.com672Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:43.528922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravo
Brincar
Jogo
Expressão motora
Desenvolvimento infantil
Educação pré-escolar
Formação de educadores
Prática de ensino supervisionada
Play
Motor expression
Child development
Early chilhood education
Teacher training
Supervised teaching practice
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o jogo e o desenvolvimento motor na infância
author Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravo
author_facet Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosinha, Susana Rebelo Marques Bravo
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Jogo
Expressão motora
Desenvolvimento infantil
Educação pré-escolar
Formação de educadores
Prática de ensino supervisionada
Play
Motor expression
Child development
Early chilhood education
Teacher training
Supervised teaching practice
topic Brincar
Jogo
Expressão motora
Desenvolvimento infantil
Educação pré-escolar
Formação de educadores
Prática de ensino supervisionada
Play
Motor expression
Child development
Early chilhood education
Teacher training
Supervised teaching practice
description O presente relatório respeita à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar que foi desenvolvida no Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade. O principal enfoque do relatório é “O jogo e o desenvolvimento motor na infância” e deriva de um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres em duas valências de educação de infância (sala de creche e sala de jardim-de-infância). O desenvolvimento motor das crianças pode ser condicionado por fatores de envolvimento que podem ser manipulados, por exemplo através da forma como os educadores planificam e exercem a sua ação pedagógica. O jogo e a brincadeira são recursos promotores de desenvolvimento das crianças a que os educadores devem recorrer, potenciando a aprendizagem a vários níveis do desenvolvimento e não apenas a nível motor. Tentou entender-se de que forma a atividade lúdica é potenciadora de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças, principalmente no que respeita à área de expressão físico-motora; Report of Supervised Teaching Practice in Preschool Education: Play and motor development in childhood Abstract: This report concerns the stage of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education, developed in kindergarten Nossa Senhora da Piedade. The report's main focus is "The game and motor development in childhood" and is the result of a work over two semesters in two valences childhood education (nursery room and garden-room for children). The motor development of children may be conditioned by variables which can be manipulated, for example by strategies adopted by educators and how they plan and execute them. The game and playing of children are resources that increase the development and should be used by educators, enhancing their learning at various levels, not only the motor level. Playing must be part of day-to-day child activity, oriented or spontaneously. This was an attempt to understand how the play activity is enhancer of learning development in children with regard to the area of physical and motor expression.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-29T11:45:16Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17633
http://hdl.handle.net/10174/17633
TID:201062844
url http://hdl.handle.net/10174/17633
identifier_str_mv TID:201062844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
susanacosinha@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136579468394496