Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/23571 |
Resumo: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children. |
id |
RCAP_6cd494f9caf8fd92809334569097c415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/23571 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criançaDesenvolvimento motorJogoAmbiente educativoPrática de ensino supervisionadaEducação pré-escolarCrecheMotor developmentPlayEducational environmentSupervised teaching practicePre school educationnurseryO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children.Universidade de Évora2018-10-08T18:32:31Z2018-10-082018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23571http://hdl.handle.net/10174/23571TID:201970848porDepartamento de Pedagogia e Educaçãotania_mendes90@hotmail.com672Mendes, Tânia Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:23.738823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança Mendes, Tânia Cristina Gomes Desenvolvimento motor Jogo Ambiente educativo Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Creche Motor development Play Educational environment Supervised teaching practice Pre school education nursery |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança |
author |
Mendes, Tânia Cristina Gomes |
author_facet |
Mendes, Tânia Cristina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Tânia Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Jogo Ambiente educativo Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Creche Motor development Play Educational environment Supervised teaching practice Pre school education nursery |
topic |
Desenvolvimento motor Jogo Ambiente educativo Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Creche Motor development Play Educational environment Supervised teaching practice Pre school education nursery |
description |
O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-08T18:32:31Z 2018-10-08 2018-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/23571 http://hdl.handle.net/10174/23571 TID:201970848 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/23571 |
identifier_str_mv |
TID:201970848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação tania_mendes90@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136625878368256 |