Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10805 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amorescomunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingmarca cultural portuguesaintegrated marketing communicationsintegrated marketing communication plansPortuguese cultural brandMestrado em MarketingO objetivo deste projeto foi a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (daqui em diante designado por CIM) para a marca Portugal dos Meus Amores. Este plano inclui inicialmente uma revisão de literatura, onde foram abordados o conceito e o plano de CIM, assim como alguns dos modelos de planos já existentes. O Plano de CIM constitui uma ferramenta de planeamento e operacionalização indispensável para a gestão integrada da comunicação da organização. Portugal dos Meus Amores, lançada em 2014, num mercado bastante competitivo, apresenta-se como uma marca jovem, que vende produtos de criação portuguesa, e que pretende desenvolver a sua notoriedade no mercado e aumentar as vendas. O estudo qualitativo efetuado teve a action research como estratégia de investigação. Procedeu-se à recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada aos sócios da empresa e inquéritos por questionário a clientes e não clientes da loja. A restante informação necessária para a elaboração do plano foi obtida através da recolha de dados secundários. Com os dados obtidos foi possível elaborar diversas análises (interna, externa, de posicionamento e de comunicação da concorrência) e definir objetivos, segmentação, público-alvo e posicionamento desejado. Foram ainda selecionadas áreas de atuação, com uma aposta tanto no online como no offline, tais como: comunicação interna, comunicação com os media, comunicação online, eventos, publicidade, CRM e responsabilidade social. O plano tático a implementar no espaço de um ano, foi elaborado de forma a atingir os objetivos propostos. Foram ainda previstos métodos de avaliação.The goal of this research was to design an Integrated Marketing Communication Plan (now on referred as CIM) for the brand Portugal dos Meus Amores. This plan initially includes a literature review in which the concept and plan of the IMC, as well as, some of its respective models were addressed. IMC Plan is a platform and an important tool for the integrated management of the organization communications. The store Portugal dos Meus Amores, launched in 2014 on a very competitive market, positions itself as a young brand that sells Portuguese products and that its main purpose is to enhance its awareness on the market and increase sales. It was adopted an action research approach as the investigation strategy for the qualitative inquiry performed. The collection of the primary data was made through a semi-structured interview to the brand's partners and enquiries to store's customers and non-customers. The remaining information required for the development of the plan was obtained by the collection of secondary data. The data collected allowed a comprehensive analysis (internal, external, of positioning and competitors communication) and the definition of objectives, a proper segmentation, identification of targets and of brand's desired positioning. The plan's scope of intervention was also selected, betting on both online and offline channels, as the: internal communication, media communication, online communication, events, advertising, CRM and social responsibility. The tactical plan, to be implemented within a year, was develop in order to achieve the proposed objectives. Evaluation methods were also foreseen.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaFaca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva2016-02-01T11:08:41Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10805porFaca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva (2015). "Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.450303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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