Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10805
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_6d005afbd4e3552f43e698711e0867c0
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amorescomunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingmarca cultural portuguesaintegrated marketing communicationsintegrated marketing communication plansPortuguese cultural brandMestrado em MarketingO objetivo deste projeto foi a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (daqui em diante designado por CIM) para a marca Portugal dos Meus Amores. Este plano inclui inicialmente uma revisão de literatura, onde foram abordados o conceito e o plano de CIM, assim como alguns dos modelos de planos já existentes. O Plano de CIM constitui uma ferramenta de planeamento e operacionalização indispensável para a gestão integrada da comunicação da organização. Portugal dos Meus Amores, lançada em 2014, num mercado bastante competitivo, apresenta-se como uma marca jovem, que vende produtos de criação portuguesa, e que pretende desenvolver a sua notoriedade no mercado e aumentar as vendas. O estudo qualitativo efetuado teve a action research como estratégia de investigação. Procedeu-se à recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada aos sócios da empresa e inquéritos por questionário a clientes e não clientes da loja. A restante informação necessária para a elaboração do plano foi obtida através da recolha de dados secundários. Com os dados obtidos foi possível elaborar diversas análises (interna, externa, de posicionamento e de comunicação da concorrência) e definir objetivos, segmentação, público-alvo e posicionamento desejado. Foram ainda selecionadas áreas de atuação, com uma aposta tanto no online como no offline, tais como: comunicação interna, comunicação com os media, comunicação online, eventos, publicidade, CRM e responsabilidade social. O plano tático a implementar no espaço de um ano, foi elaborado de forma a atingir os objetivos propostos. Foram ainda previstos métodos de avaliação.The goal of this research was to design an Integrated Marketing Communication Plan (now on referred as CIM) for the brand Portugal dos Meus Amores. This plan initially includes a literature review in which the concept and plan of the IMC, as well as, some of its respective models were addressed. IMC Plan is a platform and an important tool for the integrated management of the organization communications. The store Portugal dos Meus Amores, launched in 2014 on a very competitive market, positions itself as a young brand that sells Portuguese products and that its main purpose is to enhance its awareness on the market and increase sales. It was adopted an action research approach as the investigation strategy for the qualitative inquiry performed. The collection of the primary data was made through a semi-structured interview to the brand's partners and enquiries to store's customers and non-customers. The remaining information required for the development of the plan was obtained by the collection of secondary data. The data collected allowed a comprehensive analysis (internal, external, of positioning and competitors communication) and the definition of objectives, a proper segmentation, identification of targets and of brand's desired positioning. The plan's scope of intervention was also selected, betting on both online and offline channels, as the: internal communication, media communication, online communication, events, advertising, CRM and social responsibility. The tactical plan, to be implemented within a year, was develop in order to achieve the proposed objectives. Evaluation methods were also foreseen.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaFaca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva2016-02-01T11:08:41Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10805porFaca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva (2015). "Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.450303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
title Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
spellingShingle Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva
comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
marca cultural portuguesa
integrated marketing communications
integrated marketing communication plans
Portuguese cultural brand
title_short Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
title_full Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
title_fullStr Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
title_full_unstemmed Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
title_sort Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores
author Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva
author_facet Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
marca cultural portuguesa
integrated marketing communications
integrated marketing communication plans
Portuguese cultural brand
topic comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
marca cultural portuguesa
integrated marketing communications
integrated marketing communication plans
Portuguese cultural brand
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T11:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10805
url http://hdl.handle.net/10400.5/10805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faca, Mafalda Rodrigues Batalha da Silva (2015). "Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação integrada de marketing para a marca Portugal dos Meus Amores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131054530887680