Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poças, Inês Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11083
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_7a16e285066a975a78ae1eac7803c94b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa ZomatoComunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingonlinerestauraçãoLisboamarketing's integrated communicationmarketing's integrated communication planrestaurant industryLisbonMestrado em MarketingEste trabalho de projecto é um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Zomato, uma plataforma online de descoberta de restaurantes presente actualmente em 22 países. Este plano constitui uma ferramenta de planeamento e operacionalização indispensável para a gestão integrada da comunicação de uma organização. O mercado alvo deste projecto será o da Grande Lisboa e para sua elaboração foi adoptado o modelo conceptual de Clow e Baack (2011). O estudo qualitativo efectuado teve a action research como estratégia de investigação. Procedeu-se à recolha de dados primários, através de um questionário online, e de uma entrevista semi estruturada ao country manager da Zomato Portugal, Miguel Ribeiro. A restante informação necessária para a elaboração do plano foi obtida através da recolha de dados secundários. Com os dados obtidos foi possível elaborar diversas análises (interna, externa, de posicionamento e de comunicação da concorrência) e definir objectivos, segmentação, público-alvo e posicionamento desejado. Foram seleccionadas as seguintes áreas de actuação: comunicação do serviço, comunicação com media, comunicação online, eventos, parcerias e responsabilidade social. O plano tático a implementar no espaço de um ano, foi elaborado de forma a atingir os objetivos propostos. Foram ainda previstos métodos de avaliação e controlo.This project is a Marketing's Integrated Communication Plan for Zomato, an online platform for restaurant search and discovery, currently present in 22 countries. This plan represents a planning and organization tool, essential to any organization?s integrated communication management. The target market for this project is the area of Greater Lisbon and for its execution the conceptual model of Clow and Baack (2011) was adopted. The qualitative study performed had action research as its research strategy. Primary data collection was obtained through an online survey and a semi-structured interview to Zomato Portugal's Country Manager, Miguel Ribeiro. The remaining information needed for this work plan was obtained through secondary data collection. With the collected data, it was possible to develop several analysis (internal, external, positioning and competitor's communication) and define goals, segmentation, target-audience and desired positioning. The following fields of action were selected: service's communication, media communication, online communication, events, partnerships and social responsibility. The tactical plan, to implement within a year, was developed in such a way as to meet the proposed objectives. Methods of evaluation and control were also presented.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaPoças, Inês Fernandes2016-07-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11083porPoças, Inês Fernandes (2015). "Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:21Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:25.949126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
title Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
spellingShingle Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
Poças, Inês Fernandes
Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
online
restauração
Lisboa
marketing's integrated communication
marketing's integrated communication plan
restaurant industry
Lisbon
title_short Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
title_full Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
title_fullStr Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
title_full_unstemmed Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
title_sort Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato
author Poças, Inês Fernandes
author_facet Poças, Inês Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Poças, Inês Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
online
restauração
Lisboa
marketing's integrated communication
marketing's integrated communication plan
restaurant industry
Lisbon
topic Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
online
restauração
Lisboa
marketing's integrated communication
marketing's integrated communication plan
restaurant industry
Lisbon
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-07-01T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11083
url http://hdl.handle.net/10400.5/11083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Poças, Inês Fernandes (2015). "Planeamento em comunicação integrada de marketing : elaboração de plano de comunicação de marketing para a empresa Zomato". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131057348411392