As tecnologias educativas e o ensino da história : o vídeo como recurso no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36505 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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As tecnologias educativas e o ensino da história : o vídeo como recurso no processo de aprendizagemHistória - Estudo e ensinoTecnologia educativaVídeoEstratégias de ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O presente Relatório de Prática Letiva Supervisionada apresenta-se no âmbito de uma proposta didática sobre conteúdos da disciplina de História A, inseridos nas unidades: Unidade 3 (Módulo 4) – Triunfo dos estados e dinâmicas económicas nos séculos XVII e XVIII, do 11º ano; Unidade 1 (Módulo 5) – A Revolução Americana, uma revolução fundadora, do 11º ano; mas também no 12º ano, Unidade 1.5 (módulo 7) – Portugal no primeiro pós-guerra, a alunos do ensino secundário do Curso Científico-Humanístico de Línguas Humanidades da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Nas unidades lecionadas à turma do 11º ano, foram abordados temas sobre a hegemonia económica britânica ao longo dos séculos XVIII e XIX, explicando as causas da superioridade inglesa em comparação com as restantes potências europeias, nomeadamente, progressos agrícolas, crescimento demográfico e urbano, alargamento dos mercados, desenvolvimento do sistema financeiro e a “Revolução Industrial”. Posteriormente, foram explanadas as origens e causas da Revolução Americana. Nas unidades lecionadas à turma do 12º ano, foram explanados os principais condicionalismos que permitiram a falência do projeto político e social da Primeira República Portuguesa e que favoreceram a ascensão das forças conservadoras em Portugal. Por outro lado, abordámos a influência do modernismo na cultura artística em Portugal nos inícios do século XX. Nestas intervenções procurámos recorrer a estratégias de construção de conhecimento através de atividades centradas no recurso a meios audiovisuais (vídeos). Os vídeos selecionados foram previamente trabalhados, tendo sido desenvolvidas tarefas com base na sua visualização, recorrendo a guiões de apoio, fichas e questões orais para avaliar as aprendizagens dos discentes. Deste modo, procurámos refletir sobre o momento mais adequado para a aplicação do vídeo e como deve ser utilizado eficazmente no processo de ensino-aprendizagem.The current Supervised Teaching Practice Report is presented as being within the scope of a didactical proposal on the contents of the subject of History A, part of the following units: Unit 3 (Module 4) – The Triumph of the State and the Economic Dynamics of the 17th and 18th Centuries, of the 11th grade; Unit 1 (Module 5) – The American Revolution, a Founding Revolution, of the 11th grade; and also of the 12th grade, Unit 1.5 (Module 7) – Portugal in the First Post-War Period, to high school students of the Scientific and Humanistic Course of Languages and Humanities of the Maria Amélia Vaz de Carvalho high school in Lisbon. In the didactical units taught to the 11th grade class, we lectured about the British economic hegemony throughout the 18th and 19th centuries, explaining the underlying causes of the English supremacy when compared to the remaining European powers, namely: the agricultural progress, the demographic and urban growth, the market increase, the development of the financial system and the “Industrial Revolution.” Furthermore, we explained the origins and the causes of the American Revolution. In the units lectured to the 12th grade class, we explained the main constraints that led to the bankruptcy of the political and social programme of the Portuguese First Republic, favoring the rise of conservative forces in Portugal. On the other hand, we tackled the influence of Modernism in the Portuguese art culture at the beginning of the 20th century. Throughout these classes, we sought to develop strategies that built knowledge through activities centered on audiovisual media resources (videos). We worked on the selected videos beforehand, developing tasks based on their display, having recourse to support guides, worksheets and oral questions in order to evaluate the students’ learning. Thus, we sought to reflect upon the most adequate moments to apply the video and how we ought to use it effectively in the teaching-learning process.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Nuno Miguel Gomes de, 1994-2019-01-18T09:49:29Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36505TID:202193632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:49.089750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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