"O cinema e a história" : a utilização do cinema no processo de ensino-aprendizagem da história contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37774 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
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"O cinema e a história" : a utilização do cinema no processo de ensino-aprendizagem da história contemporâneaCinemaVídeoHistória contemporâneaSétima arteRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018«O filme, imagem ou não da realidade, documento ou ficção, intriga autêntica ou pura invenção, é História»1 Marc Ferro. Tal como postulado na epígrafe de Marc Ferro, o filme, nas suas múltiplas dimensões, é por nós entendido como documento e recurso extraordinário para a construção do conhecimento histórico. Pelo uso da sétima arte na didática da História pretendemos despertar nos alunos do 12ª ano da Escola Secundária da Baixa da Banheira um olhar diferente sobre o cinema e a sua conjugação com os conteúdos a lecionar. É generalizada a ideia de que as imagens possuem um papel relevante de difusão dos conteúdos e que podem ser aproveitados para mais facilmente motivar os alunos para aprendizagem, despertar a curiosidade e o olhar crítico. Nas aulas lecionadas fizemos a experiência de utilizar filmes completos e vídeos editados. Através desta utilização da sétima arte pretendemos que os alunos desenvolvessem as competências gerais e específicas da disciplina de História. Em síntese, procuramos com este trabalho avaliar a importância e as potencialidades da utilização do cinema como recurso de aprendizagem, analisando-se diversas possibilidades da exploração pedagógico-didática da sétima arte.«[The] film, image or not of reality, document or fiction, true story or pure invention, is History»2 Marc Ferro. As postulated in the heading by Marc Ferro, we see the film, in its multiple dimensions, as a document and an extraordinary resource for the construction of historical knowledge. With the title “Cinema and History”, we will reflect on the use of cinema in the teaching/learning process of History. By using the Seventh Art in the teaching of History, we intend to awake in the students of the 12th grade at Escola Secundária da Baixa da Banheira a fresh and different perspective on cinema and its conjugation with the historical contents that are to be taught and learned. It is generally assumed and accepted that images have a vital and relevant role in the dissemination of contents and that they can be used to motivate more easily students for learning and awakening their curiosity and critical eye. Due to their length, it is not possible to view a feature film in just one class, but the use of digital tools and apps allows us to edit films in short videos in order to integrate them in lesson plans with diversified teaching/learning strategies, in which the filmic contents can be viewed, discussed and explored. In our classes, we experimented using feature films and edited videos. By using the Seventh Art, we intended the students to develop the general and specific skills inherent to the subject of History. In short, with this project, we pretend to assess the importance and potentialities of the use of cinema as a teaching/learning resource. The different possibilities of pedagogical and educational exploration of the Seventh Art will also be analyzed.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaFigueiredo, Sérgio Oliveira2019-04-01T10:38:01Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37774TID:202193640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:46.112815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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