Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11033 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_6d179db21df950e1b443302557e7192d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competênciasModelos metodológicasCompetênciasCompetências histórico-geográficasHistória e Geografia de Portugal2.º ciclo do ensino básicoMethodological modelsSkillsHistorical-geographical skillsPortuguese History and Geography2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório pretende apresentar a prática desenvolvida ao longo de dois estágios em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 2.º Ciclo do Ensino Básico, refletindo acerca das mesmas, para além de apresentar o estudo emergente do contexto de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estudo esse que se centra na análise das opções metodológicas dos professores cooperantes, bem como no desenvolvimento das competências histórico-geográficas. Numa primeira fase, decorreu o período de observação, no qual foram recolhidos dados acerca das características das turmas, escolas e meios envolventes e do modo como cada docente realiza a gestão do currículo e quais as metodologias que os próprios privilegiam. Ao compreender as grandes diferenças entre as opções metodológicas adotadas pelos docentes de História e Geografia de Portugal, revelouse pertinente compreender em que medida essas opções podem influenciar o desenvolvimento das competências histórico-geográficas nos alunos. Deste modo, a investigação que é apresentada neste documento, pretende analisar e refletir acerca dessas práticas e metodologias e no modo como as mesmas promovem o desenvolvimento das competências histórico-geográficas. Para a realização deste estudo, foi fundamental caracterizar as competências histórico-geográficas e as várias metodologias que podem ser adotadas por um professor de História e Geografia de Portugal, bem como analisar os resultados obtidos pelos alunos e as competências trabalhadas ao longo das aulas com ambas as turmas. A análise dos resultados, através de grelhas de observação, análise de conteúdo das produções dos alunos e fichas de avaliação, as entrevistas e pesquisa bibliográfica permitiu compreender que competências são desenvolvidas em cada metodologia.ABSTRACT The present report aims to present the practice developed during the course of two internships in the context of the 1st Cycle of Basic Education and the 2nd Cycle of Basic Education, reflecting on them, in addition to presenting the emerging study of the context of the 2nd Cycle of Basic Education. This study focuses on the analysis of methodological options of the cooperative teachers, as well as the development of historical-geographical skills. In the first phase, the observation period took place, in which data on the characteristics of the classes, schools and surrounding environments was obtained, as was the way each faculty member manages the curriculum and which methodologies they favour. By understanding the great differences between the methodological options adopted by Portuguese History and Geography teachers, it was pertinent to perceive the extent to which these options may influence the development of historical-geographical skills in students. Thus, the investigation presented on this document, intends to analyse and reflect on those practices and methodologies and in the way they promote the development of historical-geographical skills. For the making of this study, it was fundamental to characterise the historicalgeographical skills and the various methodologies that can be adopted by a Portuguese History and Geography teacher, as well as analyse the results obtained by the students and what skills both classes worked through during lessons. The analysis of the results - through observation sheets, content analysis of students’ works and evaluation papers, as well as bibliographic research has allowed to comprehend what skills are developed in each methodology.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, AlfredoRCIPLMarques, Inês Silva2020-01-29T15:55:35Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11033TID:202366944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:22.190166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
title |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
spellingShingle |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências Marques, Inês Silva Modelos metodológicas Competências Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Methodological models Skills Historical-geographical skills Portuguese History and Geography 2nd cycle of basic education |
title_short |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
title_full |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
title_fullStr |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
title_sort |
Ensinar e aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração currucular e desenvolvimento de competências |
author |
Marques, Inês Silva |
author_facet |
Marques, Inês Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Alfredo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Inês Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos metodológicas Competências Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Methodological models Skills Historical-geographical skills Portuguese History and Geography 2nd cycle of basic education |
topic |
Modelos metodológicas Competências Competências histórico-geográficas História e Geografia de Portugal 2.º ciclo do ensino básico Methodological models Skills Historical-geographical skills Portuguese History and Geography 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 2019-12-19T00:00:00Z 2020-01-29T15:55:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11033 TID:202366944 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11033 |
identifier_str_mv |
TID:202366944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459859374080 |