Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3360 |
Resumo: | A dissertação que se apresenta encontra-se dividida em duas grandes partes. A primeira parte diz respeito à “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e a segunda relata detalhadamente a “Prática Pedagógica” exercida ao longo do ano lectivo de 2009/2010 na Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão. No que concerne à primeira parte, o tema foi definido de modo a reunir alguma investigação sobre o manual escolar, levando-me a reflectir sobre as suas funções e a contemplá-lo como um instrumento de aprendizagem de excelência. Porém, nessa primeira parte não pretendi ser exaustiva, uma vez que era de maior relevo a exposição escrita do estágio pedagógico. No entanto, organizei esta parte em dois capítulos. O primeiro capítulo exerce a função de um enquadramento teórico sobre os manuais escolares, evidenciando: o seu lugar e utilidade; as dimensões activadas, em especial a imagem; o multiculturalismo no ensino e o valor da imagem no âmbito do multiculturalismo. Quanto ao segundo capítulo, subsiste uma análise e reflexão de dois manuais, um de português e outro de espanhol, que durante a prática lectiva foram adoptados e utilizados pelos orientadores da escola e estagiárias. Nessa breve análise e reflexão, pretendem focar-se imagens que difundem um valor de multiculturalismo ao observador. Já a segunda parte visa ser a componente principal desta dissertação, pois relata as metodologias que apliquei ao longo da prática pedagógica e as reflexões inerentes a esse processo, transmitindo sempre uma ideia daquilo que vivi e aprendi. Para isso, baseei-me sempre na minha experiência como estagiária e nas actividades que desenvolvi ao longo do ano lectivo em conjunto com o Núcleo de Estágio. Sobre o Núcleo de Estágio em exercício, este compreendeu: dois orientadores da Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão, a Professora Maria de Jesus Lopes na disciplina de Português e o Professor Ricardo Gaspar na disciplina de Espanhol; dois orientadores da Universidade da Beira Interior, a Professora Graça Sardinha na componente de Português e o Professor Francisco Fidalgo na componente de Espanhol e ainda quatro estagiárias: Mónica Domingos, Rita Bento, Sara Gomes e Elsa Covita (autora desta dissertação). A prática pedagógica não só possibilitou a utilização dos conhecimentos teóricos, como também permitiu-me observar, descobrir e praticar metodologias de ensino. E foi esse momento de grande aprendizagem e desenvolvimento, acompanhado sempre pelos orientadores, que tentei descrever. Assim, esta segunda parte encontra-se organizada em três capítulos. No primeiro capítulo, “Enquadramento Geral”, são salientados os aspectos relativos à escola e orientadores, caracterizadas as turmas da responsabilidade dos orientadores, apresentados os manuais escolares adoptados na disciplina de Português e de Espanhol e é evidenciado o trabalho realizado na Direcção de Turma e na área não disciplinar de Estudo Acompanhado. O segundo capítulo refere a componente de Português, nomeadamente as suas orientações curriculares, os conteúdos programáticos, as planificações, as aulas assistidas, as reuniões e as actividades. Analogamente, no terceiro capítulo, abordam-se os temas anteriores citados, mas relativos à componente de Espanhol. No final destes três capítulos, apresentam-se as considerações gerais sobre o estágio pedagógico. Por fim, depois da exposição escrita sobre a “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e da “Prática Pedagógica”, apresenta-se a bibliografia inerente a estas duas partes e termina-se com os anexos, onde consta em formato digital um CD com todos os materiais listados e dois portefólios (de português e espanhol), realizados durante o estágio no 1º e 2º período. Deste modo, anseio que estas duas partes da dissertação espelham uma grande diversidade de experiências e que sejam também um objecto de reflexão, ao qual possa recorrer no futuro, podendo vir a fazer uma comparação daquilo que aprendi com aquilo que irei adoptar na minha futura actividade como professora. |
id |
RCAP_6d474df3e7cbe0f63296b20b1b6dc36f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do FundãoManual escolar - Língua portuguesa - Função de imagemManual escolar - Língua espanhola - Função de imagemManual escolar - Língua portuguesa - MulticulturalismoManual escolar - Língua espanhola - MulticulturalismoA dissertação que se apresenta encontra-se dividida em duas grandes partes. A primeira parte diz respeito à “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e a segunda relata detalhadamente a “Prática Pedagógica” exercida ao longo do ano lectivo de 2009/2010 na Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão. No que concerne à primeira parte, o tema foi definido de modo a reunir alguma investigação sobre o manual escolar, levando-me a reflectir sobre as suas funções e a contemplá-lo como um instrumento de aprendizagem de excelência. Porém, nessa primeira parte não pretendi ser exaustiva, uma vez que era de maior relevo a exposição escrita do estágio pedagógico. No entanto, organizei esta parte em dois capítulos. O primeiro capítulo exerce a função de um enquadramento teórico sobre os manuais escolares, evidenciando: o seu lugar e utilidade; as dimensões activadas, em especial a imagem; o multiculturalismo no ensino e o valor da imagem no âmbito do multiculturalismo. Quanto ao segundo capítulo, subsiste uma análise e reflexão de dois manuais, um de português e outro de espanhol, que durante a prática lectiva foram adoptados e utilizados pelos orientadores da escola e estagiárias. Nessa breve análise e reflexão, pretendem focar-se imagens que difundem um valor de multiculturalismo ao observador. Já a segunda parte visa ser a componente principal desta dissertação, pois relata as metodologias que apliquei ao longo da prática pedagógica e as reflexões inerentes a esse processo, transmitindo sempre uma ideia daquilo que vivi e aprendi. Para isso, baseei-me sempre na minha experiência como estagiária e nas actividades que desenvolvi ao longo do ano lectivo em conjunto com o Núcleo de Estágio. Sobre o Núcleo de Estágio em exercício, este compreendeu: dois orientadores da Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão, a Professora Maria de Jesus Lopes na disciplina de Português e o Professor Ricardo Gaspar na disciplina de Espanhol; dois orientadores da Universidade da Beira Interior, a Professora Graça Sardinha na componente de Português e o Professor Francisco Fidalgo na componente de Espanhol e ainda quatro estagiárias: Mónica Domingos, Rita Bento, Sara Gomes e Elsa Covita (autora desta dissertação). A prática pedagógica não só possibilitou a utilização dos conhecimentos teóricos, como também permitiu-me observar, descobrir e praticar metodologias de ensino. E foi esse momento de grande aprendizagem e desenvolvimento, acompanhado sempre pelos orientadores, que tentei descrever. Assim, esta segunda parte encontra-se organizada em três capítulos. No primeiro capítulo, “Enquadramento Geral”, são salientados os aspectos relativos à escola e orientadores, caracterizadas as turmas da responsabilidade dos orientadores, apresentados os manuais escolares adoptados na disciplina de Português e de Espanhol e é evidenciado o trabalho realizado na Direcção de Turma e na área não disciplinar de Estudo Acompanhado. O segundo capítulo refere a componente de Português, nomeadamente as suas orientações curriculares, os conteúdos programáticos, as planificações, as aulas assistidas, as reuniões e as actividades. Analogamente, no terceiro capítulo, abordam-se os temas anteriores citados, mas relativos à componente de Espanhol. No final destes três capítulos, apresentam-se as considerações gerais sobre o estágio pedagógico. Por fim, depois da exposição escrita sobre a “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e da “Prática Pedagógica”, apresenta-se a bibliografia inerente a estas duas partes e termina-se com os anexos, onde consta em formato digital um CD com todos os materiais listados e dois portefólios (de português e espanhol), realizados durante o estágio no 1º e 2º período. Deste modo, anseio que estas duas partes da dissertação espelham uma grande diversidade de experiências e que sejam também um objecto de reflexão, ao qual possa recorrer no futuro, podendo vir a fazer uma comparação daquilo que aprendi com aquilo que irei adoptar na minha futura actividade como professora.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCovita, Elsa dos Santos2015-05-20T09:51:34Z20102010-062010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.288558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
title |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
spellingShingle |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão Covita, Elsa dos Santos Manual escolar - Língua portuguesa - Função de imagem Manual escolar - Língua espanhola - Função de imagem Manual escolar - Língua portuguesa - Multiculturalismo Manual escolar - Língua espanhola - Multiculturalismo |
title_short |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
title_full |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
title_fullStr |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
title_full_unstemmed |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
title_sort |
Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão |
author |
Covita, Elsa dos Santos |
author_facet |
Covita, Elsa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Covita, Elsa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual escolar - Língua portuguesa - Função de imagem Manual escolar - Língua espanhola - Função de imagem Manual escolar - Língua portuguesa - Multiculturalismo Manual escolar - Língua espanhola - Multiculturalismo |
topic |
Manual escolar - Língua portuguesa - Função de imagem Manual escolar - Língua espanhola - Função de imagem Manual escolar - Língua portuguesa - Multiculturalismo Manual escolar - Língua espanhola - Multiculturalismo |
description |
A dissertação que se apresenta encontra-se dividida em duas grandes partes. A primeira parte diz respeito à “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e a segunda relata detalhadamente a “Prática Pedagógica” exercida ao longo do ano lectivo de 2009/2010 na Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão. No que concerne à primeira parte, o tema foi definido de modo a reunir alguma investigação sobre o manual escolar, levando-me a reflectir sobre as suas funções e a contemplá-lo como um instrumento de aprendizagem de excelência. Porém, nessa primeira parte não pretendi ser exaustiva, uma vez que era de maior relevo a exposição escrita do estágio pedagógico. No entanto, organizei esta parte em dois capítulos. O primeiro capítulo exerce a função de um enquadramento teórico sobre os manuais escolares, evidenciando: o seu lugar e utilidade; as dimensões activadas, em especial a imagem; o multiculturalismo no ensino e o valor da imagem no âmbito do multiculturalismo. Quanto ao segundo capítulo, subsiste uma análise e reflexão de dois manuais, um de português e outro de espanhol, que durante a prática lectiva foram adoptados e utilizados pelos orientadores da escola e estagiárias. Nessa breve análise e reflexão, pretendem focar-se imagens que difundem um valor de multiculturalismo ao observador. Já a segunda parte visa ser a componente principal desta dissertação, pois relata as metodologias que apliquei ao longo da prática pedagógica e as reflexões inerentes a esse processo, transmitindo sempre uma ideia daquilo que vivi e aprendi. Para isso, baseei-me sempre na minha experiência como estagiária e nas actividades que desenvolvi ao longo do ano lectivo em conjunto com o Núcleo de Estágio. Sobre o Núcleo de Estágio em exercício, este compreendeu: dois orientadores da Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão, a Professora Maria de Jesus Lopes na disciplina de Português e o Professor Ricardo Gaspar na disciplina de Espanhol; dois orientadores da Universidade da Beira Interior, a Professora Graça Sardinha na componente de Português e o Professor Francisco Fidalgo na componente de Espanhol e ainda quatro estagiárias: Mónica Domingos, Rita Bento, Sara Gomes e Elsa Covita (autora desta dissertação). A prática pedagógica não só possibilitou a utilização dos conhecimentos teóricos, como também permitiu-me observar, descobrir e praticar metodologias de ensino. E foi esse momento de grande aprendizagem e desenvolvimento, acompanhado sempre pelos orientadores, que tentei descrever. Assim, esta segunda parte encontra-se organizada em três capítulos. No primeiro capítulo, “Enquadramento Geral”, são salientados os aspectos relativos à escola e orientadores, caracterizadas as turmas da responsabilidade dos orientadores, apresentados os manuais escolares adoptados na disciplina de Português e de Espanhol e é evidenciado o trabalho realizado na Direcção de Turma e na área não disciplinar de Estudo Acompanhado. O segundo capítulo refere a componente de Português, nomeadamente as suas orientações curriculares, os conteúdos programáticos, as planificações, as aulas assistidas, as reuniões e as actividades. Analogamente, no terceiro capítulo, abordam-se os temas anteriores citados, mas relativos à componente de Espanhol. No final destes três capítulos, apresentam-se as considerações gerais sobre o estágio pedagógico. Por fim, depois da exposição escrita sobre a “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e da “Prática Pedagógica”, apresenta-se a bibliografia inerente a estas duas partes e termina-se com os anexos, onde consta em formato digital um CD com todos os materiais listados e dois portefólios (de português e espanhol), realizados durante o estágio no 1º e 2º período. Deste modo, anseio que estas duas partes da dissertação espelham uma grande diversidade de experiências e que sejam também um objecto de reflexão, ao qual possa recorrer no futuro, podendo vir a fazer uma comparação daquilo que aprendi com aquilo que irei adoptar na minha futura actividade como professora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-06 2010-01-01T00:00:00Z 2015-05-20T09:51:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136336725147648 |