Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nelson Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11465
Resumo: O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Alijó, pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Sancho II, no ano letivo de 2021/2022. O Estágio Pedagógico é o fim de uma longa etapa e o início de uma outra, sendo o alicerce de uma formação contínua e constante do futuro docente. Posto isto, neste relatório descrevo tudo aquilo que foi o meu ano como professor de Educação Física, todos os problemas, todas as virtudes que já tinha e não sabia, todas as soluções encontradas e todos os processos envolventes e de intervenção nas várias áreas que me propus a intervir. O objetivo principal deste documento é esclarecer e demonstrar tudo aquilo que foi o meu estágio, analisando todas as tarefas e atividades que decorreram ao longo do ano letivo. Assim, ele assenta em quatro áreas principais de ação: caracterização do meio, relação com a comunidade, tarefas de ensino supervisionado e tarefas de relação escola-meio, com o foco nas duas turmas por mim lecionadas ao longo de todo o ano letivo, o 8ºC e o 11ºB. No final analiso, ainda, através de uma reflexão crítica aquilo que foi todo o processo. Como aprofundamento e consolidação académica este relatório apresenta, também, um estudo realizado com o objetivo de perceber se um programa de intervenção de melhoria da aptidão física, usado em 10% do tempo de aula, teria influência nos resultados dos níveis de aptidão dos alunos. Este estudo teve como base os resultados do estudo de turma efetuado no 8ºC. n=12, tendo sido a recolha de dados efetuada através da bateria de testes Fitescola®. A análise de dados foi feita através do programa SPSS®, versão 27, para uma significância de p≤0,05. Os resultados mostraram melhorias significativas em um dos seis testes efetuados. O estudo foi influenciado pela pandemia de Covid-19, que levou a vários isolamentos de membros da amostra, assim uma das principais conclusões, foi de que deveria ser repetido nas condições ideais. Conseguiu-se perceber através da elaboração do estudo, bem como da pesquisa bibliográfica, que este tipo de programas de intervenção tem uma influência positiva nos alunos, assim, estas estratégias poderiam ser utilizadas para melhoria da aptidão física dos alunos.
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O objetivo principal deste documento é esclarecer e demonstrar tudo aquilo que foi o meu estágio, analisando todas as tarefas e atividades que decorreram ao longo do ano letivo. Assim, ele assenta em quatro áreas principais de ação: caracterização do meio, relação com a comunidade, tarefas de ensino supervisionado e tarefas de relação escola-meio, com o foco nas duas turmas por mim lecionadas ao longo de todo o ano letivo, o 8ºC e o 11ºB. No final analiso, ainda, através de uma reflexão crítica aquilo que foi todo o processo. Como aprofundamento e consolidação académica este relatório apresenta, também, um estudo realizado com o objetivo de perceber se um programa de intervenção de melhoria da aptidão física, usado em 10% do tempo de aula, teria influência nos resultados dos níveis de aptidão dos alunos. Este estudo teve como base os resultados do estudo de turma efetuado no 8ºC. n=12, tendo sido a recolha de dados efetuada através da bateria de testes Fitescola®. A análise de dados foi feita através do programa SPSS®, versão 27, para uma significância de p≤0,05. Os resultados mostraram melhorias significativas em um dos seis testes efetuados. O estudo foi influenciado pela pandemia de Covid-19, que levou a vários isolamentos de membros da amostra, assim uma das principais conclusões, foi de que deveria ser repetido nas condições ideais. Conseguiu-se perceber através da elaboração do estudo, bem como da pesquisa bibliográfica, que este tipo de programas de intervenção tem uma influência positiva nos alunos, assim, estas estratégias poderiam ser utilizadas para melhoria da aptidão física dos alunos.This document comes within the scope of the Pedagogical Internship, integrated in the cycle of studies leading to the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, carried out at the Secondary School of Alijó, belonging to the School Cluster D. Sancho II, in the academic year 2021/2022. The Pedagogical Internship is the end of a long stage and the beginning of another, being the foundation of a continuous and constant formation of the future teacher. That said, in this report I describe everything that was my year as a Physical Education teacher, all the problems, all the virtues I already had and didn't know, all the solutions found and all the involving and intervention processes in the various areas that I proposed to intervene. The main objective of this document is to clarify and demonstrate everything that was my internship, analyzing all the tasks and activities that took place throughout the school year. Thus, it is based on four main areas of action: characterization of the environment, relationship with the community, supervised teaching tasks and tasks of school-environment relationship, with a focus on the two classes I taught throughout the school year, the 8ºC and 11ºB. In the end, I also analyze, through a critical reflection, what the whole process was. As a deepening and academic consolidation, this report also presents a study carried out with the objective of understanding whether an intervention program to improve physical fitness, used in 10% of class time, would influence the results of students' fitness levels. This study was based on the results of the class study carried out at 8ºC. n=12, with data collection carried out using the Fitescola® test battery. Data analysis was performed using the SPSS® program, version 27, for a significance of p≤0.05. The results showed significant improvements in one of the six tests performed. The study was influenced by the Covid-19 pandemic, which led to several isolations of sample members, so one of the main conclusions was that it should be repeated under ideal conditions. It was possible to perceive through the elaboration of the study, as well as the bibliographic research, that this type of intervention programs has a positive influence on students, thus, these strategies could be used to improve students' physical fitness.2023-03-27T16:19:07Z2022-09-29T00:00:00Z2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11465porRodrigues, Nelson Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:00.837613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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