O papel do líder na gestão de conflitos no setor público em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Stefânia Gisela Bernardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10384
Resumo: Este estudo foi realizado num contexto da administração pública, designadamente no Ministério da Educação de Angola, e teve como principal objetivo verificar a relação entre o desempenho dos papéis de liderança e estilo de conflitos. Para tal, foi realizado um estudo de cariz quantitativo, descritivo, incidindo numa amostra constituída por 70 colaboradores do Ministério de Educação Angolano. Na recolha de dados foi aplicado um questionário constituído por três partes que visava obter: dados sociodemográficos, papéis de liderança com a utilização do questionário de Quinn e os estilos de conflitos com recurso ao questionário ROCI II (Rahin Organizational Conflict Inventory). Os resultados apontam para o reconhecimento do desempenho de todos os papeis de liderança, verificando-se o papel de mentor e o de coordenador como os menos importantes, e os papeis de monitor e diretor como os papeis mais relevantes, destacando-se também para as dimensões ligadas à definição de objetivos e ainda à apresentação e análise de informação. No que diz respeito à gestão de conflito, a principal conclusão é que os colaboradores do MED (Ministério da Educação de Angola) utilizam mais o estilo de acomodação e evitação, quando o conflito é com os chefes e o estilo de colaboração quando o conflito é com os colegas de trabalho. Sendo o estilo de dominação o menos utilizado com os chefes e o estilo de acomodação o menos utilizado com os colegas de trabalho.
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