A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chimuco, Elias Piedoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6809
Resumo: O objecto da presente pesquisa foi o de analisar a liderança e a comunicação numa organização turística angolana. Fez-se uma revisão da literatura sobre liderança e comunicação tendo como suporte o Manual de Comportamento Organizacional e Gestão de Cunha et al. (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e que adopta o procedimento de estudo de caso. Fez-se uma aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 42 pessoas de uma organização turística angolana. Efetuou-se, igualmente, a análise da consistência do questionário através do índice de Alpha de Cronbach a qual se revelou muito boa (=0,987). Concluiu-se que a ampla maioria dos inquiridos “concorda totalmente” ou “concorda moderadamente” com a importância da liderança e da comunicação para a eficácia na organização estudada. Estimou-se, também um modelo de regressão linear onde se utilizou como variável dependente a comunicação e como variáveis independentes a confiança e o negócio. A regressão permitiu concluir que a confiança que os elementos depositam no líder e o modo como os elementos da equipa consideram que o líder “gere” o negócio, tem uma influência positiva na comunicação.
id RCAP_4f1161ae4b192ec5f2f729c6e10020c9
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolanaMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASLIDERANÇACOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALESTUDOS DE CASOANGOLAÁFRICAGESTÃOBUSINESS MANAGEMENTLEADERSHIPORGANIZATIONAL COMMUNICATIONCASE STUDIESANGOLAÁFRICAMANAGEMENTO objecto da presente pesquisa foi o de analisar a liderança e a comunicação numa organização turística angolana. Fez-se uma revisão da literatura sobre liderança e comunicação tendo como suporte o Manual de Comportamento Organizacional e Gestão de Cunha et al. (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e que adopta o procedimento de estudo de caso. Fez-se uma aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 42 pessoas de uma organização turística angolana. Efetuou-se, igualmente, a análise da consistência do questionário através do índice de Alpha de Cronbach a qual se revelou muito boa (=0,987). Concluiu-se que a ampla maioria dos inquiridos “concorda totalmente” ou “concorda moderadamente” com a importância da liderança e da comunicação para a eficácia na organização estudada. Estimou-se, também um modelo de regressão linear onde se utilizou como variável dependente a comunicação e como variáveis independentes a confiança e o negócio. A regressão permitiu concluir que a confiança que os elementos depositam no líder e o modo como os elementos da equipa consideram que o líder “gere” o negócio, tem uma influência positiva na comunicação.The object of this study was to analyze leadership and communication in na Angolan tourism organization. There were done a review of the literature about leadership and communication having as support “Manual de Comportamento Organizacional e Gestão” from Cunha et al. (2014). This is a quantitative research adopting the case study procedure. An application of a questionnaire to a random sample of 42 people from an Angolan tourism organization was made. Made up also the analysis of the questionnaire consistency through the Cronbach Alpha index which proved to be very good (= 0.987). It was concluded that the majority of respondents "strongly agree" or "agree moderately" with the importance of leadership and communication for effectiveness in the studied organization. A linear regression model was estimated in wich the dependent variable is communication and the independent variables are trust and business. The regression showed that the confidence the elements deposited on the leader and the way the team members believe that the leader "manages" the business, has a positive influence on communication.2016-02-08T10:18:03Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6809TID:201141370porChimuco, Elias Piedosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:53.324210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
title A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
spellingShingle A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
Chimuco, Elias Piedoso
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
ÁFRICA
GESTÃO
BUSINESS MANAGEMENT
LEADERSHIP
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
CASE STUDIES
ANGOLA
ÁFRICA
MANAGEMENT
title_short A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
title_full A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
title_fullStr A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
title_full_unstemmed A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
title_sort A importância da liderança e da comunicação nas organizações: o caso de uma empresa angolana
author Chimuco, Elias Piedoso
author_facet Chimuco, Elias Piedoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chimuco, Elias Piedoso
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
ÁFRICA
GESTÃO
BUSINESS MANAGEMENT
LEADERSHIP
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
CASE STUDIES
ANGOLA
ÁFRICA
MANAGEMENT
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE EMPRESAS
LIDERANÇA
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ESTUDOS DE CASO
ANGOLA
ÁFRICA
GESTÃO
BUSINESS MANAGEMENT
LEADERSHIP
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
CASE STUDIES
ANGOLA
ÁFRICA
MANAGEMENT
description O objecto da presente pesquisa foi o de analisar a liderança e a comunicação numa organização turística angolana. Fez-se uma revisão da literatura sobre liderança e comunicação tendo como suporte o Manual de Comportamento Organizacional e Gestão de Cunha et al. (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e que adopta o procedimento de estudo de caso. Fez-se uma aplicação de um questionário a uma amostra aleatória de 42 pessoas de uma organização turística angolana. Efetuou-se, igualmente, a análise da consistência do questionário através do índice de Alpha de Cronbach a qual se revelou muito boa (=0,987). Concluiu-se que a ampla maioria dos inquiridos “concorda totalmente” ou “concorda moderadamente” com a importância da liderança e da comunicação para a eficácia na organização estudada. Estimou-se, também um modelo de regressão linear onde se utilizou como variável dependente a comunicação e como variáveis independentes a confiança e o negócio. A regressão permitiu concluir que a confiança que os elementos depositam no líder e o modo como os elementos da equipa consideram que o líder “gere” o negócio, tem uma influência positiva na comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-02-08T10:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6809
TID:201141370
url http://hdl.handle.net/10437/6809
identifier_str_mv TID:201141370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131226217381888