O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10685 |
Resumo: | Introdução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade. |
id |
RCAP_6d67a958e8c6c72cf52046594b578cc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na MedicinaRevisão sistemática de literaturaCompetências de ComunicaçãoEducação Médica Pré-GraduadaEmpatiaEmpatia ClínicaRelação Médico-UtenteDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade.Introduction: In a clinical context, empathy can be defined as the ability to understand the patient’s experiences, concerns and perspectives in relation to his condition with the purpose of deepening the therapeutic relationship, promoting its effectiveness, improving the quality of services provided and increase the satisfaction of all involved. The objectives of this review are to investigate the importance of teaching empathy in medical schools, to identify the pedagogical methods used in this teaching and to explore the application of empathy in clinical practice. Methods: A systematic literature review was performed in the PubMED and Scielo databases. From the research we selected 34 articles that met the following inclusion criteria: to evaluate the importance of teaching empathy to medical students, its clinical application and the implementation of pedagogical methods, published since 2000 and written in English, Spanish or Portuguese. Results: According to the reviewed articles, the importance attributed to empathy in clinical practice is high and the relevance of its effective teaching in medical school is recognized. The methods proposed for teaching are diverse, including, for example, to expose theories and techniques or to use more active methods such as role-play. Teaching takes place in different years of the course. Teaching effectiveness has been mostly assessed using the Jefferson scale of empathy. The assessment of learning is positive, with significant positive results after teaching, but longitudinal studies do not confirm the maintenance of this learning. Discussion/Conclusion: Empathy is recognized as an essential competence in clinical practice, which must be taught in medical schools and there are several methods to carry out this teaching with varying degrees of effectiveness. The results of this learning assessment are inconsistent, which suggests the need for more research on teaching empathy to improve its effectiveness.Vitória, Paulo dos Santos DuarteuBibliorumSousa, Carla Sofia Tavares de2020-12-14T14:23:18Z2020-07-212020-05-222020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10685TID:202548198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:35.207071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina Revisão sistemática de literatura |
title |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
spellingShingle |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina Sousa, Carla Sofia Tavares de Competências de Comunicação Educação Médica Pré-Graduada Empatia Empatia Clínica Relação Médico-Utente Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina |
title_short |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
title_full |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
title_fullStr |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
title_full_unstemmed |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
title_sort |
O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina |
author |
Sousa, Carla Sofia Tavares de |
author_facet |
Sousa, Carla Sofia Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vitória, Paulo dos Santos Duarte uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Carla Sofia Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de Comunicação Educação Médica Pré-Graduada Empatia Empatia Clínica Relação Médico-Utente Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina |
topic |
Competências de Comunicação Educação Médica Pré-Graduada Empatia Empatia Clínica Relação Médico-Utente Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina |
description |
Introdução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14T14:23:18Z 2020-07-21 2020-05-22 2020-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10685 TID:202548198 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10685 |
identifier_str_mv |
TID:202548198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136396095520768 |