O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Sofia Tavares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10685
Resumo: Introdução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade.
id RCAP_6d67a958e8c6c72cf52046594b578cc8
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aplicação clínica da empatia na MedicinaRevisão sistemática de literaturaCompetências de ComunicaçãoEducação Médica Pré-GraduadaEmpatiaEmpatia ClínicaRelação Médico-UtenteDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade.Introduction: In a clinical context, empathy can be defined as the ability to understand the patient’s experiences, concerns and perspectives in relation to his condition with the purpose of deepening the therapeutic relationship, promoting its effectiveness, improving the quality of services provided and increase the satisfaction of all involved. The objectives of this review are to investigate the importance of teaching empathy in medical schools, to identify the pedagogical methods used in this teaching and to explore the application of empathy in clinical practice. Methods: A systematic literature review was performed in the PubMED and Scielo databases. From the research we selected 34 articles that met the following inclusion criteria: to evaluate the importance of teaching empathy to medical students, its clinical application and the implementation of pedagogical methods, published since 2000 and written in English, Spanish or Portuguese. Results: According to the reviewed articles, the importance attributed to empathy in clinical practice is high and the relevance of its effective teaching in medical school is recognized. The methods proposed for teaching are diverse, including, for example, to expose theories and techniques or to use more active methods such as role-play. Teaching takes place in different years of the course. Teaching effectiveness has been mostly assessed using the Jefferson scale of empathy. The assessment of learning is positive, with significant positive results after teaching, but longitudinal studies do not confirm the maintenance of this learning. Discussion/Conclusion: Empathy is recognized as an essential competence in clinical practice, which must be taught in medical schools and there are several methods to carry out this teaching with varying degrees of effectiveness. The results of this learning assessment are inconsistent, which suggests the need for more research on teaching empathy to improve its effectiveness.Vitória, Paulo dos Santos DuarteuBibliorumSousa, Carla Sofia Tavares de2020-12-14T14:23:18Z2020-07-212020-05-222020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10685TID:202548198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:35.207071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
Revisão sistemática de literatura
title O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
spellingShingle O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
Sousa, Carla Sofia Tavares de
Competências de Comunicação
Educação Médica Pré-Graduada
Empatia
Empatia Clínica
Relação Médico-Utente
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
title_short O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
title_full O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
title_fullStr O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
title_full_unstemmed O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
title_sort O ensino e a aplicação clínica da empatia na Medicina
author Sousa, Carla Sofia Tavares de
author_facet Sousa, Carla Sofia Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vitória, Paulo dos Santos Duarte
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carla Sofia Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de Comunicação
Educação Médica Pré-Graduada
Empatia
Empatia Clínica
Relação Médico-Utente
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
topic Competências de Comunicação
Educação Médica Pré-Graduada
Empatia
Empatia Clínica
Relação Médico-Utente
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
description Introdução: Em contexto clínico a empatia pode definir-se como a capacidade de entender as experiências, preocupações e perspetivas do paciente em relação à sua condição com o propósito de aprofundar a relação terapêutica, promover a sua efetividade, melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a satisfação de todos os envolvidos. Os objetivos desta revisão são investigar a importância do ensino da empatia nas escolas médicas, identificar os métodos pedagógicos usados nesse ensino e explorar a aplicação da empatia na prática clínica. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMED e Scielo. Dos artigos que resultaram desta pesquisa, selecionámos 34 que cumpriam os seguintes critérios de inclusão: avaliar a importância do ensino da empatia aos estudantes de medicina, a sua aplicação clínica e a implementação de métodos pedagógicos, publicados a partir do ano de 2000 e escritos em inglês, espanhol ou português. Resultados: De acordo com os artigos revistos a importância atribuída à empatia na prática da medicina é elevada e a relevância do seu ensino efetivo nas escolas médicas é reconhecida. Os métodos propostos para o ensino são diversificados, incluindo, por exemplo, a exposição de teorias e de técnicas ou a utilização de métodos mais ativos como o role-play. O ensino é realizado em diferentes anos do curso. A eficácia do ensino tem sido avaliada maioritariamente através da escala de empatia de Jefferson. A avaliação da aprendizagem é positiva, com resultados significativos após o ensino, mas os estudos longitudinais não confirmam a manutenção desta aprendizagem. Discussão/Conclusão: A empatia é reconhecida como uma competência essencial na prática clínica, que deve ser ensinada nas escolas médicas, existindo diversos métodos para realizar esse ensino com diferentes graus de eficácia. Os resultados da avaliação da aprendizagem são inconsistentes, o que sugere a necessidade de mais investigação sobre o ensino da empatia para melhorar a sua efetividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T14:23:18Z
2020-07-21
2020-05-22
2020-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10685
TID:202548198
url http://hdl.handle.net/10400.6/10685
identifier_str_mv TID:202548198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136396095520768