Práticas pedagógicas centradas na autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1374
Resumo: O presente relatório tem como objetivo demonstrar todo o percurso desenvolvido ao longo do estágio em contexto de pré-escolar, numa instituição privada de segurança social, assim como em contexto de 1º ciclo do ensino básico, numa instituição púbica. Através da observação, reflexão e investigação desenvolvemos competências como profissionais e planeamos as nossas intervenções tendo em conta as características do grupo, os espaços, os materiais e os seus interesses, de forma a promover novas competências em cada criança/aluno, como ser individualizado. A Pedagogia do Nós, abarcando a pedagogia participativa, a metodologia High/Scope, a metodologia do trabalho de projeto e os trabalhos de grupo, traduz as experiências vividas e promovidas nas duas valências de estágio. Houve preocupação em adotar uma postura de professor investigador, que se procurou, igualmente, transpor para o presente relatório. Tornar a criança/aluno autónomo foi o caminho seguido, conduzindo a prática pedagógica. Este estudo é de natureza qualitativa, pois a estagiária teve uma participação ativa e recolheu dados através da observação, assim como de natureza exploratória, pois houve como objetivo desmistificar e construir relações melhores. ABSTRACT The following report demonstrates the entire course developed along the internship in the context of Pre-school, in a private institution of social security, as well as in the context of Primary School, in a public institution. Through observation, reflection and investigation we developed professional skills and planned our interventions taking into account the different characteristics of the group, the spaces, the materials and their interests, in a way of being unique, therefore promoting new skills into each and every child/student. The “Pedagogia do Nós” embraces the participatory pedagogy, the high/Scope methodology, the project assignment methodology and the group projects translate the experiences lived and promoted in the two stages of the internship. The personal development, based in the posture of Professor Investigator was prompt into the present report. By leading the pedagogical practice we chose to make a self-governing Child/Student. This study it’s of a qualitative nature, on this account the intern had an active participation and collected data through observation, as well as exploratory nature, because the objective was to disclose and build better relations.
id RCAP_6d703f228dad16e8307c0a6cf9b23002
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas centradas na autonomiaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoTrabalho de grupoAutonomiaO presente relatório tem como objetivo demonstrar todo o percurso desenvolvido ao longo do estágio em contexto de pré-escolar, numa instituição privada de segurança social, assim como em contexto de 1º ciclo do ensino básico, numa instituição púbica. Através da observação, reflexão e investigação desenvolvemos competências como profissionais e planeamos as nossas intervenções tendo em conta as características do grupo, os espaços, os materiais e os seus interesses, de forma a promover novas competências em cada criança/aluno, como ser individualizado. A Pedagogia do Nós, abarcando a pedagogia participativa, a metodologia High/Scope, a metodologia do trabalho de projeto e os trabalhos de grupo, traduz as experiências vividas e promovidas nas duas valências de estágio. Houve preocupação em adotar uma postura de professor investigador, que se procurou, igualmente, transpor para o presente relatório. Tornar a criança/aluno autónomo foi o caminho seguido, conduzindo a prática pedagógica. Este estudo é de natureza qualitativa, pois a estagiária teve uma participação ativa e recolheu dados através da observação, assim como de natureza exploratória, pois houve como objetivo desmistificar e construir relações melhores. ABSTRACT The following report demonstrates the entire course developed along the internship in the context of Pre-school, in a private institution of social security, as well as in the context of Primary School, in a public institution. Through observation, reflection and investigation we developed professional skills and planned our interventions taking into account the different characteristics of the group, the spaces, the materials and their interests, in a way of being unique, therefore promoting new skills into each and every child/student. The “Pedagogia do Nós” embraces the participatory pedagogy, the high/Scope methodology, the project assignment methodology and the group projects translate the experiences lived and promoted in the two stages of the internship. The personal development, based in the posture of Professor Investigator was prompt into the present report. By leading the pedagogical practice we chose to make a self-governing Child/Student. This study it’s of a qualitative nature, on this account the intern had an active participation and collected data through observation, as well as exploratory nature, because the objective was to disclose and build better relations.2014-05-14T08:43:30Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1374TID:201459507porMoreira, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.225724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas centradas na autonomia
title Práticas pedagógicas centradas na autonomia
spellingShingle Práticas pedagógicas centradas na autonomia
Moreira, Rita
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Autonomia
title_short Práticas pedagógicas centradas na autonomia
title_full Práticas pedagógicas centradas na autonomia
title_fullStr Práticas pedagógicas centradas na autonomia
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas centradas na autonomia
title_sort Práticas pedagógicas centradas na autonomia
author Moreira, Rita
author_facet Moreira, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Autonomia
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Trabalho de grupo
Autonomia
description O presente relatório tem como objetivo demonstrar todo o percurso desenvolvido ao longo do estágio em contexto de pré-escolar, numa instituição privada de segurança social, assim como em contexto de 1º ciclo do ensino básico, numa instituição púbica. Através da observação, reflexão e investigação desenvolvemos competências como profissionais e planeamos as nossas intervenções tendo em conta as características do grupo, os espaços, os materiais e os seus interesses, de forma a promover novas competências em cada criança/aluno, como ser individualizado. A Pedagogia do Nós, abarcando a pedagogia participativa, a metodologia High/Scope, a metodologia do trabalho de projeto e os trabalhos de grupo, traduz as experiências vividas e promovidas nas duas valências de estágio. Houve preocupação em adotar uma postura de professor investigador, que se procurou, igualmente, transpor para o presente relatório. Tornar a criança/aluno autónomo foi o caminho seguido, conduzindo a prática pedagógica. Este estudo é de natureza qualitativa, pois a estagiária teve uma participação ativa e recolheu dados através da observação, assim como de natureza exploratória, pois houve como objetivo desmistificar e construir relações melhores. ABSTRACT The following report demonstrates the entire course developed along the internship in the context of Pre-school, in a private institution of social security, as well as in the context of Primary School, in a public institution. Through observation, reflection and investigation we developed professional skills and planned our interventions taking into account the different characteristics of the group, the spaces, the materials and their interests, in a way of being unique, therefore promoting new skills into each and every child/student. The “Pedagogia do Nós” embraces the participatory pedagogy, the high/Scope methodology, the project assignment methodology and the group projects translate the experiences lived and promoted in the two stages of the internship. The personal development, based in the posture of Professor Investigator was prompt into the present report. By leading the pedagogical practice we chose to make a self-governing Child/Student. This study it’s of a qualitative nature, on this account the intern had an active participation and collected data through observation, as well as exploratory nature, because the objective was to disclose and build better relations.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T08:43:30Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1374
TID:201459507
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1374
identifier_str_mv TID:201459507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621954158592