O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13359 |
Resumo: | A utilização do cinema no contexto educativo acrescenta oportunidades em espiral ascendente, fazendo aflorar sentidos e significados para novas e instigantes aprendizagens. A partir das múltiplas interpretações para um mesmo cenário, a utilização do cinema possibilita revelar, questionar e imortalizar muitas histórias, revertendo-se em novos posicionamentos, interlocuções ou novas interrogações, culminando em novas aprendizagens. Com base nesses pressupostos, o presente artigo tem por objetivo analisar se a utilização do cinema em contexto educativo pode promover e aumentar os níveis de engagement emocional, físico e cognitivo. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo, os resultados, baseados nas perceções dos estudantes, revelam que a utilização do cinema como recurso pedagógico pode ter efeitos muito positivos nas diferentes dimensões consideradas de engagement a nível emocional, físico e cognitivo, na partilha de saberes, na valorização da opinião dos pares, na motivação, na relação com a comunidade de aprendizagem e no interesse pelos conteúdos programáticos. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática em termos educacionais, quer em termos de possíveis contributos teóricos. |
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O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superiorCinema as a pedagogical resource to promote engagement in higher educationCinemaEnsino e aprendizagemEngagementEnsino superiorCinemaTeaching and learningEngagementHigher educationA utilização do cinema no contexto educativo acrescenta oportunidades em espiral ascendente, fazendo aflorar sentidos e significados para novas e instigantes aprendizagens. A partir das múltiplas interpretações para um mesmo cenário, a utilização do cinema possibilita revelar, questionar e imortalizar muitas histórias, revertendo-se em novos posicionamentos, interlocuções ou novas interrogações, culminando em novas aprendizagens. Com base nesses pressupostos, o presente artigo tem por objetivo analisar se a utilização do cinema em contexto educativo pode promover e aumentar os níveis de engagement emocional, físico e cognitivo. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo, os resultados, baseados nas perceções dos estudantes, revelam que a utilização do cinema como recurso pedagógico pode ter efeitos muito positivos nas diferentes dimensões consideradas de engagement a nível emocional, físico e cognitivo, na partilha de saberes, na valorização da opinião dos pares, na motivação, na relação com a comunidade de aprendizagem e no interesse pelos conteúdos programáticos. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática em termos educacionais, quer em termos de possíveis contributos teóricos.The use of cinema in the educational context brings opportunities in an upward spiral, bringing out senses and meanings for a new and exciting learning. From the multiple interpretations of the same scenario, the use of cinema allows many stories to be revealed, questioned and immortalized, which leads to new positions, new dialogues or new questions, which result in new learning. Based on these premises, this article aims to analyze whether the use of cinema in educational contexts is able to promote and increase levels of emotional, physical and cognitive engagement. Using a qualitative methodology, the results, based on the students’ perceptions, reveal that the use of cinema as a pedagogical resource has very positive effects on the different dimensions of engagement at the emotional, physical, and cognitive levels, on the exchange of knowledge, on the appreciation of the opinion of peers, on motivation, on the connection with the learning community and on the interest in the programmatic content. The implications of the results are discussed, both from the point of view of practical intervention in terms of education, as well as in terms of possible theoretical contributions.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. AntónioRigo, Rosa2023-02-10T11:08:44Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13359porDIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, J. António, & RIGO, Rosa. (2021). O cinema como recurso pedagógico promotor de engagement na educação superior. Praxis & Saber, 12 (29), 11-34.2464-8603https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11934info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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