Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vitória, Maria Inês Côrte, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13355
Resumo: Em tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentirem- se aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2) possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
id RCAP_c755b2b3adb0b0260a4faacd0f0dfa8f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveisAcademic engagement in higher education: pedagogical premises for the development of transferable skillsEngagement acadêmicoCompetências e habilidadesEnsino superiorAcademic engagementSkills and abilitiesHigher educationEm tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentirem- se aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2) possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.In times of cyber learning spaces, education systems need pedagogical models that enable students to engage, develop skills, and feel capable to transfer them to other contexts. Based on the Design Based Research methodology of qualitative analysis of student’s perceptions, we analyzed whether the Virtual Learning Environments discipline promoted the development of transferable skills. The findings regarding the class were primarily positive, such as it: 1) promoted debates involving educational issues related to social, political or philosophical aspects; 2) enabled coexistence in a community with different experiences and points of view; 3) created alternatives to improve pedagogical and formative practices; 4) provided solutions to complex problems; and 5) promoted meaningful engagement. The implications of the results are discussed, both from the point of view of practical intervention and in terms of future research.Repositório AbertoRigo, RosaVitória, Maria Inês CôrteMoreira, J. António2023-02-09T17:24:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13355porRIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & VITÓRIA. Maria Inês Côrte (2020). Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis. Educação em Revista. 36:e217239. 1-161982-6621http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217239info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:46:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.005985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
Academic engagement in higher education: pedagogical premises for the development of transferable skills
title Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
spellingShingle Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
Rigo, Rosa
Engagement acadêmico
Competências e habilidades
Ensino superior
Academic engagement
Skills and abilities
Higher education
title_short Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
title_full Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
title_fullStr Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
title_full_unstemmed Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
title_sort Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis
author Rigo, Rosa
author_facet Rigo, Rosa
Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
author_role author
author2 Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Rosa
Vitória, Maria Inês Côrte
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Engagement acadêmico
Competências e habilidades
Ensino superior
Academic engagement
Skills and abilities
Higher education
topic Engagement acadêmico
Competências e habilidades
Ensino superior
Academic engagement
Skills and abilities
Higher education
description Em tempos de ciber espaços de aprendizagem, os sistemas de educação necessitam de modelos pedagógicos que possibilitem aos estudantes engajar-se, desenvolver competências e sentirem- se aptos a transferir essas competências para outros contextos de atuação. É pois, a partir do modelo pedagógico utilizado pela Universidade Aberta de Portugal, e, baseado na metodologia de Design Based Research com análise qualitativa das percepções dos estudantes envolvidos, que pretendemos neste estudo, analisar se a disciplina Ambientes Virtuais de Aprendizagem promoveu o desenvolvimento de competências transferíveis. Os resultados apontaram posicionamentos positivos como: 1) proporcionou debates envolvendo questões educativas relacionadas com aspectos sociais, políticos ou filosóficos; 2) possibilitou convivência em uma comunidade de prática com experiências e pontos de vista diferenciados; 3) alternativas criativas para melhorar práticas pedagógicas e formativas; 4) soluções para problemas complexos 5) promoveu engagement com significado. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-09T17:24:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13355
url http://hdl.handle.net/10400.2/13355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & VITÓRIA. Maria Inês Côrte (2020). Engagement académico: premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis. Educação em Revista. 36:e217239. 1-16
1982-6621
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698217239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116715360256