Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10922 |
Resumo: | O presente relatório de estágio pretende ser um resumo daquilo que foi a experiência adquirida ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã no ano letivo 2019/2020. A intervenção foi direcionada à lecionação de aulas a uma turma de 7º ano e de um módulo de dança a uma turma de 12º ano do ensino profissional, acompanhamento de aulas lecionadas pelo professor tutor e acompanhamento/intervenção em grupos do desporto escolar. Houve ainda lugar para a participação em outras atividades da comunidade escolar. O relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde serão descritas as atividades que foram desenvolvidas no âmbito do estágio e as dificuldades e aprendizagens vividas ao longo do processo. Numa segunda parte será abordada a investigação e inovação pedagógica, onde o objetivo do estudo centra-se em perceber o efeito de um programa de treino em circuito numa turma de 7º ano utilizando como referência os testes de aptidão física. O programa de treino em circuito foi aplicado durante 10 semanas, no início da aula de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e este era constituído por 6 exercícios, onde os alunos executavam os exercícios durante 60 segundos e descansavam durante 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no fim do 1º período, sendo que a intervenção teve início no começo do 2º período e terminou com a avaliação final no fim do mesmo período letivo. Relativamente aos resultados foi possível constatar que houve uma tendência de evolução positiva nos valores dos testes realizados e que quem praticava desporto obteve, em média, melhores resultados nos testes, contudo não existindo diferenças estatisticamente significativas para ambos os casos. |
id |
RCAP_d5138f41f341f83ef2eea03eaabe79de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolarRelatório de Estágio PedagógicoEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaLecionaçãoPandemia.PlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio pretende ser um resumo daquilo que foi a experiência adquirida ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã no ano letivo 2019/2020. A intervenção foi direcionada à lecionação de aulas a uma turma de 7º ano e de um módulo de dança a uma turma de 12º ano do ensino profissional, acompanhamento de aulas lecionadas pelo professor tutor e acompanhamento/intervenção em grupos do desporto escolar. Houve ainda lugar para a participação em outras atividades da comunidade escolar. O relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde serão descritas as atividades que foram desenvolvidas no âmbito do estágio e as dificuldades e aprendizagens vividas ao longo do processo. Numa segunda parte será abordada a investigação e inovação pedagógica, onde o objetivo do estudo centra-se em perceber o efeito de um programa de treino em circuito numa turma de 7º ano utilizando como referência os testes de aptidão física. O programa de treino em circuito foi aplicado durante 10 semanas, no início da aula de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e este era constituído por 6 exercícios, onde os alunos executavam os exercícios durante 60 segundos e descansavam durante 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no fim do 1º período, sendo que a intervenção teve início no começo do 2º período e terminou com a avaliação final no fim do mesmo período letivo. Relativamente aos resultados foi possível constatar que houve uma tendência de evolução positiva nos valores dos testes realizados e que quem praticava desporto obteve, em média, melhores resultados nos testes, contudo não existindo diferenças estatisticamente significativas para ambos os casos.This internship report is intended to be a summary of the internship at Campos Melo Secondary School, located in the city of Covilhã. My intervention was directed to the 7th year class and a dance module for a class of 12th year of professional education, monitoring classes taught by the designated teacher and monitoring/interventing in school sports training. My intervention was not only in the academic component, but other school activities took part place of the internship as well. This internship report will consist in two parts, the first will refer to the pedagogical internship, where internship developed activities, difficulties and learnings over this internship process are described. In the second part, we will dive into an investigation and pedagogical innovation, where the objective of the study is to detect the effect of a circuit training program in a 7th grade class, using the physical evaluation tests as a reference. The circuit training program was applied during 10 weeks, at the beginning of the 90-minute class, which took place once a week and consisted of 6 exercises, where students performed the exercises for 60 seconds and rested for 30 seconds between them. Even tho there were other evaluation times, the intervention started with the initial evaluation at the end of the 1st period, given the intervention started at the beginning of the 2nd period and ended with the final evaluation at the end of the same academic period. Regarding the results, was possible to verify that there was a positive evolution in the values of the tests performed and those who practiced sports had on average, the best values in the tests, however there was no statistical differences for both cases.Vicente, António Manuel NevesFigueiredo, Sérgio Miguel PoncianouBibliorumLopes, Rafael José Pimentel2020-12-28T16:20:03Z2020-07-232020-06-302020-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10922TID:202567532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:35:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:35:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar Relatório de Estágio Pedagógico |
title |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
spellingShingle |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar Lopes, Rafael José Pimentel Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Lecionação Pandemia. Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
title_full |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
title_fullStr |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
title_sort |
Efeito de um programa de treino em circuito na aptidão neuromuscular e aeróbia em contexto escolar |
author |
Lopes, Rafael José Pimentel |
author_facet |
Lopes, Rafael José Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, António Manuel Neves Figueiredo, Sérgio Miguel Ponciano uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rafael José Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Lecionação Pandemia. Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Lecionação Pandemia. Planeamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O presente relatório de estágio pretende ser um resumo daquilo que foi a experiência adquirida ao longo do estágio pedagógico na Escola Secundária Campos Melo, situada na cidade da Covilhã no ano letivo 2019/2020. A intervenção foi direcionada à lecionação de aulas a uma turma de 7º ano e de um módulo de dança a uma turma de 12º ano do ensino profissional, acompanhamento de aulas lecionadas pelo professor tutor e acompanhamento/intervenção em grupos do desporto escolar. Houve ainda lugar para a participação em outras atividades da comunidade escolar. O relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde serão descritas as atividades que foram desenvolvidas no âmbito do estágio e as dificuldades e aprendizagens vividas ao longo do processo. Numa segunda parte será abordada a investigação e inovação pedagógica, onde o objetivo do estudo centra-se em perceber o efeito de um programa de treino em circuito numa turma de 7º ano utilizando como referência os testes de aptidão física. O programa de treino em circuito foi aplicado durante 10 semanas, no início da aula de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e este era constituído por 6 exercícios, onde os alunos executavam os exercícios durante 60 segundos e descansavam durante 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no fim do 1º período, sendo que a intervenção teve início no começo do 2º período e terminou com a avaliação final no fim do mesmo período letivo. Relativamente aos resultados foi possível constatar que houve uma tendência de evolução positiva nos valores dos testes realizados e que quem praticava desporto obteve, em média, melhores resultados nos testes, contudo não existindo diferenças estatisticamente significativas para ambos os casos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28T16:20:03Z 2020-07-23 2020-06-30 2020-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10922 TID:202567532 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10922 |
identifier_str_mv |
TID:202567532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549654473048064 |