Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, André Filipe Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14041
Resumo: O presente relatório pedagógico pretende expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio no Agrupamento de Escolas João franco do Fundão durante o ano letivo de 2022/2023. O principal o objetivo foi a lecionação de uma turma de 11º ano no qual o tutor era o principal responsável. Ao longo deste processo houve ainda espaço para a participação e organização de outras atividades dentro da comunidade escolar. No que diz respeito á organização o relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde se aborda todas as atividades, dificuldades e aprendizagens vividas durante o ano letivo. A segunda parte é referente á investigação efetuada em contexto escolar, onde o principal objetivo foi perceber se um programa de treino em circuito apresentaria melhorias nos testes de aptidão física aplicados através da bateria testes FIT escola na turma de 11º ano. Este programa foi aplicado durante 10 semanas, no início das aulas de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e era composto por 6 exercícios, sendo que cada uma um deles tinha a duração de 60 segundos e tempo de pausa de 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no final do 1º período, sendo que a intervenção decorreu ao longo do 2º período e terminou com a aplicação novamente dos testes no final do 2º período. Relativamente aos resultados foi possível constatar que existiu uma tendência de evolução positiva na maioria dos valores dos testes realizados.
id RCAP_b8ca59ed4c375b849714dce5ec2b02cc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolarRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaLecionaçãoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório pedagógico pretende expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio no Agrupamento de Escolas João franco do Fundão durante o ano letivo de 2022/2023. O principal o objetivo foi a lecionação de uma turma de 11º ano no qual o tutor era o principal responsável. Ao longo deste processo houve ainda espaço para a participação e organização de outras atividades dentro da comunidade escolar. No que diz respeito á organização o relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde se aborda todas as atividades, dificuldades e aprendizagens vividas durante o ano letivo. A segunda parte é referente á investigação efetuada em contexto escolar, onde o principal objetivo foi perceber se um programa de treino em circuito apresentaria melhorias nos testes de aptidão física aplicados através da bateria testes FIT escola na turma de 11º ano. Este programa foi aplicado durante 10 semanas, no início das aulas de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e era composto por 6 exercícios, sendo que cada uma um deles tinha a duração de 60 segundos e tempo de pausa de 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no final do 1º período, sendo que a intervenção decorreu ao longo do 2º período e terminou com a aplicação novamente dos testes no final do 2º período. Relativamente aos resultados foi possível constatar que existiu uma tendência de evolução positiva na maioria dos valores dos testes realizados.This pedagogical report intends to expose all the work developed during the internship at the João Franco do Fundão School Group during the 2022/2023 school year. The main objective was teaching an 11th grade class in which the tutor was primarily responsible. Throughout this process, there was still room for the participation and organization of other activities within the school community. With regard to organization, the report consists of two parts, the first, referring to the pedagogical internship, which addresses all activities, difficulties and learning experienced during the school year. In a second part, the investigation is approached, where the main objective was to understand if a circuit training program would present improvements in the physical fitness tests applied in FitEscola, in an 11th grade class. This program was applied for 10 weeks, at the beginning of the 90-minute classes, which took place once a week and consisted of 6 exercises, each of which lasted 60 seconds and a 30-second break between exercises. same. The initial assessment was carried out at the end of the 1st period, and the intervention took place over the 2nd period and ended with the application of the tests again at the end of the 2nd period. Regarding the results, it was possible to verify that there was a trend of positive evolution in most of the values of the tests performed.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCunha, André Filipe Marques2024-01-15T14:36:35Z2023-11-272023-10-092023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14041TID:203460561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:07.827172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão
title Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
spellingShingle Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
Cunha, André Filipe Marques
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
title_full Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
title_fullStr Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
title_full_unstemmed Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
title_sort Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar
author Cunha, André Filipe Marques
author_facet Cunha, André Filipe Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, André Filipe Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Lecionação
Planeamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório pedagógico pretende expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio no Agrupamento de Escolas João franco do Fundão durante o ano letivo de 2022/2023. O principal o objetivo foi a lecionação de uma turma de 11º ano no qual o tutor era o principal responsável. Ao longo deste processo houve ainda espaço para a participação e organização de outras atividades dentro da comunidade escolar. No que diz respeito á organização o relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde se aborda todas as atividades, dificuldades e aprendizagens vividas durante o ano letivo. A segunda parte é referente á investigação efetuada em contexto escolar, onde o principal objetivo foi perceber se um programa de treino em circuito apresentaria melhorias nos testes de aptidão física aplicados através da bateria testes FIT escola na turma de 11º ano. Este programa foi aplicado durante 10 semanas, no início das aulas de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e era composto por 6 exercícios, sendo que cada uma um deles tinha a duração de 60 segundos e tempo de pausa de 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no final do 1º período, sendo que a intervenção decorreu ao longo do 2º período e terminou com a aplicação novamente dos testes no final do 2º período. Relativamente aos resultados foi possível constatar que existiu uma tendência de evolução positiva na maioria dos valores dos testes realizados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2023-10-09
2023-11-27T00:00:00Z
2024-01-15T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/14041
TID:203460561
url http://hdl.handle.net/10400.6/14041
identifier_str_mv TID:203460561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136947195609088