Análise à alteração da estratégia de venda de produtos de higiene e beleza de um grupo retalhista português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melício, Raquel Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32109
Resumo: A presente dissertação explora uma empresa de retalho alimentar portuguesa que serviu de estudo de caso para avaliar a satisfação do cliente. Essa satisfação é analisada com o intuito de perceber se a alteração da estratégia de venda de produtos na área de loja de Higiene e Beleza (HB) teve uma boa receção junto dos consumidores. As alterações ocorreram sobre uma das marcas de distribuidor de HB da mesma empresa (marca MD1) e sobre o espaço de loja de HB bem como com a implementação de um novo serviço de atendimento personalizado na zona. Assim, quer-se perceber se a aposta em marca de distribuidor foi vantajosa para o retalhista e para o cliente e qual a perceção do cliente com a nova abordagem de assistência em loja. Utilizando o programa SPSS e Microsoft Excel procedeu-se à análise dos resultados recolhidos. Estes foram facultados pela empresa retalhista em estudo e ainda através de um questionário presencial efetuado em fevereiro de 2020 em duas lojas da mesma empresa. Concluiu-se que, de um modo geral, os clientes estão satisfeitos com a marca MD1 e com a assistência em loja. Quem mais compra a marca MD1 e a nova gama são jovens raparigas com idades até aos 24 anos. Por outro lado, os clientes com idades entre os 35 e 44 anos são quem menos recomenda e quem menos compra a marca. MD1 teve um aumento de vendas admirável em todas as lojas intervencionadas de um ano para o outro, posteriormente à implementação do projeto de intervenção.
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