Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, António
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Maria, Cabo, Paulo, Matos, Aldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.19084/RCA16216
Resumo: Este estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmetcom embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.
id RCAP_6e41734aa6f865d0c5ac20ad11b3f7c7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, PortugalPerfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, PortugalGeralEste estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmetcom embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.This study aims to identify the consumer profile of gourmet products and describe their purchase and consumption habits. For this, a study was developed based on an accidental sample composed of 300 individuals. The gourmetproducts consumed were of national origin, Trás-os-Montes region, certified and producer’s brand. Of the 110 respondents who consumed gourmet products, most of them did it 1 to 4 times a week. The most consumed gourmet products were olive oil, sausages, wine and cheeses. The most valued characteristics were flavor and aroma. Flavor reliability and unique characteristics were identified as differentiating attributes of gourmet products. The purchase was made by the woman or the couple who selected the place of purchase and the products based on the price. Consumers were looking for gourmet products with practical packaging, advertised on television and the Internet and promoted using tasting. It was possible to conclude that the consumer of gourmet products was more sophisticated than the others. In fact, they were willing to pay up to 50% more for gourmet products, which reveals the growth potential of the gourmet market.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2019-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/RCA16216por2183-041X0871-018XFernandes, AntónioRibeiro, MariaCabo, PauloMatos, Aldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:24:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:58.953896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
title Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
spellingShingle Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
Fernandes, António
Geral
title_short Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
title_full Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
title_fullStr Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
title_full_unstemmed Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
title_sort Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal
author Fernandes, António
author_facet Fernandes, António
Ribeiro, Maria
Cabo, Paulo
Matos, Aldo
author_role author
author2 Ribeiro, Maria
Cabo, Paulo
Matos, Aldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, António
Ribeiro, Maria
Cabo, Paulo
Matos, Aldo
dc.subject.por.fl_str_mv Geral
topic Geral
description Este estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmetcom embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.19084/RCA16216
url https://doi.org/10.19084/RCA16216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-041X
0871-018X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130176058032128