Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Isabel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, António, Diniz, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14235
Resumo: Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
id RCAP_e3bb6f446094dde8ab4bb3d9850ef489
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.ConsumidorProdutos gourmetMarca do distribuidorBragançaPortugalProdutos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.Gourmet products are high quality products with origin and specific characteristics, produced in small quantities with quality raw materials, using different production processes. This study aims to analyze the perception, knowledge and buying habits of gourmet products with distributor brand in Bragança city, Portugal. To this end, a quantitative, cross-sectional, observational and descriptive study was developed. This research based on a random sample of 1,101 individuals. These individuals surveyed through a self-report questionnaire. Data collection took place during June 2014 in the distribution sector stores located in Bragança city. The data edited and processed with SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Statistical treatment involved the calculation of descriptive statistics, namely, absolute and relative frequencies. According to surveyed consumers, gourmet products are quality products made with good ingredients and, therefore, are expensive and exquisite products. Most respondents (60.0%) bought a gourmet product in the year prior the survey in a hypermarket (93.1%). However, consumers of gourmet products bought this type of products less than once per month (28.7%). Most consumers (86.8 %) bought gourmet products with distributor brand. The Gourmet Continente brand (84.8%) proved to be the best-known brand. However, only 60.9% bought products with that brand. The results suggest that gourmet culture is present in the daily lives of Bragança city consumers. However, these consumers aren’t willing to pay so much more for a high quality product. In fact, these urban consumers are buying gourmet products with distributor brand in order to purchase high quality products at the lowest price possible. This trend can be seen as an opportunity to rural producers because they know how to produce high quality products but they don’t know how to sell. So, this marketing strategy could ensure sales at a premium price. This way, added value is generated and retained in rural areas.Este trabalho é financiado por: Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, na sua componente FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) [Projeto nº 006971 (UID/SOC/04011)]; e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UID/SOC/04011/2013.Biblioteca Digital do IPBRibeiro, Maria IsabelFernandes, AntónioDiniz, Francisco2017-04-28T13:24:19Z20172017-04-26T08:42:27Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14235porRibeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Diniz, Francisco (2017). Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: o caso de Bragança, Portugal. Estudo & Debate em Gestão & Planejamento. ISSN 1983-036X. 24:1, p. 67-80.1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:07.901856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
title Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
spellingShingle Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
Ribeiro, Maria Isabel
Consumidor
Produtos gourmet
Marca do distribuidor
Bragança
Portugal
title_short Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
title_full Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
title_fullStr Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
title_full_unstemmed Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
title_sort Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: O caso de Bragança, Portugal.
author Ribeiro, Maria Isabel
author_facet Ribeiro, Maria Isabel
Fernandes, António
Diniz, Francisco
author_role author
author2 Fernandes, António
Diniz, Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Isabel
Fernandes, António
Diniz, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Produtos gourmet
Marca do distribuidor
Bragança
Portugal
topic Consumidor
Produtos gourmet
Marca do distribuidor
Bragança
Portugal
description Produtos gourmet são produtos de alta qualidade com origem e características específicas, produzidos em pequenas quantidades com matérias-primas de qualidade, utilizando processos de produção diferenciados. Este estudo visa analisar a percepção, o conhecimento e os hábitos de compra de produtos gourmet de marca branca na cidade de Bragança, Portugal. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal, observacional e descritivo baseado numa amostra acidental constituída por 1.101 indivíduos que foram inquiridos através de um questionário de autopreenchimento. A recolha de dados decorreu durante o mês de junho de 2014 em lojas do sector da distribuição localizadas na cidade de Bragança. Os dados foram editados e tratados com o SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Calcularam-se estatísticas descritivas, nomeadamente, frequências absolutas e relativas. Segundo os consumidores, os produtos gourmet são produtos de qualidade feitos com bons ingredientes e, por conseguinte, são produtos caros e requintados. A maioria dos inquiridos (60,0%) tinha comprado um produto gourmet no ano anterior à pesquisa, num hipermercado (93,1%). No entanto, os consumidores compraram produtos gourmet com pouca frequência, menos de uma vez por mês (28,7%). Os produtos gourmet adquiridos eram, maioritariamente, da marca do distribuidor (86,8%). A marca Gourmet Continente (84,8%) revelou ser a marca mais conhecida. Apesar disso, apenas 60,9% tinha comprado produtos dessa marca. Os resultados sugerem que a cultura gourmet está presente no quotidiano dos consumidores brigantinos. No entanto, estes consumidores compram produtos gourmet com a marca do distribuidor o que lhes permite adquirir produtos de alta qualidade ao menor preço possível.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28T13:24:19Z
2017
2017-04-26T08:42:27Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14235
url http://hdl.handle.net/10198/14235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Isabel; Fernandes, António; Diniz, Francisco (2017). Percepção, conhecimento e hábitos de compra de produtos gourmet da marca do distribuidor: o caso de Bragança, Portugal. Estudo & Debate em Gestão & Planejamento. ISSN 1983-036X. 24:1, p. 67-80.
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135287194943488